“Essa ação é uma grande parceria entre secretarias e órgãos, uma grande união de forças para valorizar cada vez mais os nossos servidores. Descentralizamos a programação este ano, e trabalhamos para que essa ação seja ampliada, de modo que, ano que vem possamos alcançar também os servidores lotados no interior do Estado. Nosso objetivo é sempre valorizar todos aqueles que fazem do Governo do Maranhão, o Governo de Todos nós”, afirmou a secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães, na abertura da ação de prevenção do câncer de mama realizada durante na terça-feira (18), no Estacionamento do Centro Administrativo do Estado (CAE), situado no Calhau.
A iniciativa realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e Secretaria de Estado da Saúde (SES), é alusiva a Campanha Nacional ‘Outubro Rosa’, integrando a programação em homenagem ao Dia do Servidor, comemorado no dia 28 de outubro.
A secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, destacou a importância da prevenção do câncer de mama e da conscientização de todas as mulheres sobre o tema, pois segundo ela, “não devemos correr do diagnóstico, devemos correr para conhecê-lo e prevenir doenças”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, enfatiza a importância de ações como essa. “Nós temos uma só missão nesse governo que é cuidar das pessoas e fazer o melhor por elas. Este mês, especialmente, voltamos nossa atenção às mulheres para sensibilizá-las quanto à prevenção contra o câncer e aos cuidados que devem ser constantes com a saúde da mulher. A parceria entre as secretarias que trabalham por essa causa fortalece esta mobilização e possibilita um alcance ainda maior da campanha, principalmente envolvendo nossos servidores que atuam de um lado e de outro da ação, entregando serviços públicos de qualidade, e, ao mesmo tempo, recebendo instruções e serviços relacionados à saúde”, ressalta Lula.
Ação
Durante todo o dia, foram realizados atendimentos em duas Carretas da Mulher Maranhense, que ofereceu às servidoras estaduais, serviços como exames mamográficos, Papanicolau, aferição de glicemia e pressão arterial, além de orientações nutricionais.
A servidora Edinete Gomes, 45 anos, também fez exames preventivos na Carreta da Mulher. Ela relata que sempre está atenta aos cuidados com a saúde e que se sentiu valorizada com o atendimento em seu local de trabalho. “Fiquei muito feliz em realizar esse exame hoje, pois além de ser uma economia no bolso, nos sentimos valorizados, enquanto servidoras públicas”, afirmou.
Além dos serviços oferecidos na Carreta da Mulher, houve, ainda, atendimento médico ginecológico, no Anexo VII do Centro Administrativo do Estado. Maria de Lourdes Sipaúba Foicinho, 57, servidora da Casa Civil, agradeceu a oportunidade de realizar os exames e elogiou o atendimento oferecido. “Achei uma maravilha, o atendimento médico. Estava com uma mamografia marcada, para hoje, no Hospital Geral. Mas, quando vi a Carreta da Mulher aqui, no Centro Administrativo do Estado, resolvi aproveitar a oportunidade, para fazer os exames oferecidos e a consulta ginecológica. Atribuo nota 10 para todos os atendimentos, bastante humanizados, por sinal”.
Francisca Sheila Cardoso de Brito, 42 anos, servidora da Secretaria de Estado da Infraestrutura, avalia como positiva a ação do Governo e explica que, muitas vezes, as servidoras não dispõem de tempo para procurar atendimento individualmente. “Muito boa, esta iniciativa do Governo, de promover ações voltadas à saúde. Porque, às vezes, não temos tempo de buscar atendimento nessa área. E, hoje, estamos tendo, aqui, a oportunidade de fazer consulta e exames, o que temos que aproveitar”.
Nesta quarta-feira (19), a programação segue com palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama, ministrada pela mastologista, Dra Gláucia Cordeiro, às 15h, no Auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), além de atendimento médico cardiologista, no Espaço Bem-Estar, localizado no Anexo VII do Centro Administrativo do Estado (CAE), das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Fonte: Governo do Estado do Maranhão.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.