Inaugurado na manhã desta segunda-feira (14) pelo governador Flávio Dino o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), que oferece tratamento especializado às crianças com microcefalia. A iniciativa pioneira no Maranhão é gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e dispõe de equipes multidisciplinares disponíveis, espaços adequados para atendimento e reabilitação.
Segundo o governador Flávio Dino, o Ninar atenderá casos de microcefalia que surgiram por problemas neurológicos e por Zika vírus. O compromisso da criação de uma rede de assistência às crianças vítimas de microcefalia foi firmado no dia de mobilização nacional do Zika vírus, em fevereiro. Atualmente, o estado tem 200 casos notificados de microcefalia, dentre os quais cerca de 10 a 15% já comprovadamente relacionados ao Zika vírus.
“Esse centro de referência vai cumprir um papel de assistência, um papel de formação de uma rede envolvendo outras unidades de saúde no interior do estado, e também como centro de pesquisa, para que, a partir dos casos aqui acompanhados nós tenhamos a produção de informações, dados e conhecimento. É um passo muito importante para que essas crianças, seus pais e suas mães possam ter o cuidado necessário para que possam desenvolver todas as suas capacidades, potencialidades e viver com dignidade”, afirmou o governador Flávio Dino.
Pesquisa e atendimento especializado
O Ninar centraliza o atendimento ao público e disponibiliza corpo multidisciplinar de profissionais – entre pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas, além de fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. A intenção é facilitar o acesso e permitir maior atendimento e acompanhamento de crianças e famílias. A estrutura física do Centro de Referência conta com sete consultórios e duas salas de acolhimento e outros espaços para o trabalho de reabilitação.
Outra área que fortalece o desempenho do atendimento do Ninar é a de compartilhamento de pesquisas científicas, criada a partir de uma parceria do Governo do Maranhão com instituições de ensino superior do Maranhão e de São Paulo. O procedimento permitirá que exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, sejam compartilhados para desenvolver técnicas e tratamentos mais eficazes.
“A ideia é que tenhamos aqui um centro de irradiação de informação e recursos humanos, para que em um futuro próximo, a maioria dos municípios possa ter espaços parecidos com esse dentro de sua estrutura, de maneira tal que as crianças com problemas neurológicos possam ter estimulação precoce”, explicou o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco.
O Centro viabiliza ainda a capacitação de profissionais maranhenses para que interajam como multiplicadores na rede estadual. Paralelo à inauguração do Ninar, a SES iniciou a distribuição de um manual de identificação e acompanhamento intrahospitalar dos casos de microcefalia, que padroniza procedimentos, protocolos e tratamentos às crianças com microcefalia. O manual é destinado a todos os profissionais de saúde do Maranhão.
Ainda para suporte aos profissionais de saúde de todos os hospitais do estado, o Ninar vai disponibilizar um serviço de Call Center. Pelos números (98) 3232-6635 e 3232-6566, os profissionais podem realizar marcações de consultas e demais tratamentos das crianças de cada município.
No interior do estado, outros pontos de referência para atendimento aos bebês estarão disponíveis. É o caso do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, e também da Maternidade Carmosina Coutinho em Caxias.
Veja também:
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.