Fotos: Renato Waquim |
Rosário-MA: Na tarde desta segunda-feira (29), a comunidade católica rosariense realizou a edição 2015 da Procissão Fluvial de São Pedro, a mais antiga de todo o Vale do Itapecuru, movimentando fiéis da sede e diversas comunidades ribeirinhas.
A imagem do santo padroeiro dos pescadores foi colocada em uma embarcação a partir da Rampa da Prefeitura, localizada no Centro da cidade, de onde foi seguida pelas demais que chamavam atenção por estarem lotadas de fieis e/ou enfeitadas.
Mesmo com a forte chuva que curiosamente começou no momento em que a imagem embarcava (fotos), a procissão atraiu dezenas de embarcações e muita gente entre os passageiros e aquelas que acompanharam das margens do rio e de cima da Ponte Governador Cafeteira.
No Itapecuru, a procissão seguiu do Centro de Rosário ao povoado Itamirim, depois retornando para seguir em direção do bairro São Simão e posteriormente aos povoados de Curimatá e São Miguel, para depois retornar no final da tarde com direito a queima de fogos na chegada.
O evento realizado pela Igreja Católica de Rosário e a comunidade, contou com o apoio de entidades ligadas a pesca da Z-21 (como é chamada esta zona pesqueira), incluindo a Colônia, Sindicado e Associação, além do vereador Ademar do Sindicato (PRP) e alguns políticos/empresários que se fizeram presentes. Lembrando que Rosário é a segunda cidade maranhense com maior número de pescadores cadastrados no Governo Federal e por sua vez são beneficiários do programa social de Seguro-Defeso.
A cidade de Rosário, que outrora se chamava Itapecuru-Grande, é quarta mais antiga do Maranhão, é o portal de acesso as cidades do Baixo Munim, Lençóis Maranhenses e futuramente ao Delta do Parnaíba (está também na Região do Baixo Itapecuru, pois é a cidade da Foz do Itapecuru, e como todas as cidades da dita região está na Região Metropolitana de São Luís e é polo administrativo-político da Macrorregião de Rosário.
Tradição - Apesar de Nossa Senhora do Rosário ser a padroeira da cidade e do Rio Itapecuru, é São Pedro o padroeiro dos pescadores e todos quem trabalham com a atividades ligadas as águas (fluviais e marítimas).
Vídeo mostra a concentração, foi enviado por Gil Coimbra
que também esteve prestando apoio.
que também esteve prestando apoio.
Confira imagens (de celular) que foram registradas pelo titular do blog:
Amei matar um pouco da saudade de Rosário, andei muito nesse Rio, pensei que tinham mudado o nome dele pra Munim porque só vejo povo dizer que aí é Munim, fiquei até sem entender porque quando sair daí não se usava esse termo, fiquei até surpreso
ResponderExcluirSaudades da minha terra. Ano que vem estarei aí e espero encontra-lá melhor., faz 15 anos que não vou na minha Rosário e vou na época da eleição por isso gostaria de conhecer melhor vos candidatos.
Obrigado por ajudar a gente a matar a saúde de Rosário.
ResponderExcluirUma cidade de 10 mil pescadores e não dá metade disso na procissão é uma vergonha pras entidades de pescas que são três como foi bem lembrado.
ResponderExcluirEssas entidades passam o ano faturando pra agiliar um direito e ninguém tem peito pra fazer CPI como fizeram em Santa Rita.
ResponderExcluir