Willame defendeu Hospital Regional de Rosário como fundamental para evitar riscos de mortalidade materna e infantil na cidade e lugares vizinhos |
Aconteceu na quinta-feira (28), no auditório Fernando Falcão na assembleia legislativa em São Luís, a Audiência Pública sobre a Mortalidade Materna promovida pela deputada estadual Valéria Macedo (PDT). Onde a preocupação com a saúde da gestante e a garantia de nascimento à criança foi ressaltada por todos os representantes das redes municipais e estaduais do Maranhão.
O motivo da Audiência foi o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Durante o encontro, foram apresentados relatos e estratégias para a redução da mortalidade materna em todo o Estado. Foram divulgados também dados de óbitos maternos e infantis, para que sirvam de base para futuras providências que visem à redução desses casos, sendo destacado que a décima causa de óbito entre as mulheres são por complicações da gravidez, do parto e do puerpério.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, mais de 800 mulheres morrem todos os dias devido a complicações na gravidez e no parto. “Os dados da Organização Mundial de Saúde revelam a gravidade do problema. Trazer a questão para a comissão é dar visibilidade e buscar soluções para o tema”, destaca a deputada Valéria Macedo (PDT).
Estiveram presente o gestor regional de saúde de Rosário senhor Willame Anceles e a vereadora Luciane Castro diretora do Hospital Regional de Morros (HRM), o deputado estadual Wellington do Curso, além de vários gestores de Saúde, entre elas Dr. Arnaldo que representou o secretário estadual de Saúde.
Willame Anceles cobrando o Hospital Regional de Rosário |
Em
seu discurso, que recebeu apoio do deputado estadual Wellington do Curso e
aplausos de os todos presentes, Willame Anceles falou emocionado do sofrimento
que as gestantes rosarienses estão passando desde 2013 quando a gestão
municipal de Rosário proibiu a realização de partos e cirurgias em geral. E por fim, cobrou
publicamente a retomada da obra de construção do Hospital Regional de Rosário.
"Toda semana as mães rosarienses numa verdadeira odisseia vão ter seus
filhos em municípios vizinhos porque a Prefeitura de Rosário não se importa com
elas, a colega Luciane diretora do Hospital Regional de Morros é testemunha
dessa triste realidade que coloca a vida das mães e dos bebês em risco. Por
esse e outros motivos, precisamos unir forças para que a obra de construção do
Hospital Regional de Rosário se torne uma realidade, pois foi paralisada no ano
passado pela gestão passada que não concluiu a terraplanagem. Já se sabe que
houve desvio de dinheiro e que o projeto não corresponde à realidade, mas não
podemos perder esse hospital estadual, todos rosarienses querem o hospital porque é fundamental para diminuir os riscos de mortalidade materna e infantil", disse.
Audiência Pública sobre Mortalidade Materna |
O gestor de Saúde da Unidade Regional de Rosário, Willame Anceles e a diretora administrativa do Hospital Regional de Morros, Luciane Castro |
A partir do momento em que a prefeita deus as costas pras gestantes agora só tem essa solução porque o povo é besta e adora viver na taca e ainda é riscado reeleger Irlahi.
ResponderExcluirAinda tá como gerente??? Ouvi na rádio corredor do estado q o governador tá arrependido da escolha, q não sabe nem falar, e parece q willame não fica nem até o fim do ano.
ResponderExcluirMelhor gêrente da nossa regional e o mais atuante entre os gerentes de saúde. Enquanto isso tem gêrente que ao invez de trabalhar fica planejado o quer vai inventar contra Willame.
ResponderExcluirÉ verdade que Willame é ruim de descurso mais Irlahi também é e descurso por descurso já basta o sapo. Willame é o nosso futuro prefeito de Rosário eu e minha familia tamos contigo voçe é o único preparado pra dar um geito na saúde de Rosário
ResponderExcluirSe Deus quiser vai sair e o sofrimento das gestantes rosarienses vai acabar porque se depender dessa prefeita é roça Irlahi foi a pior prefeito que Rosário já teve. Willlame minha filha vai ter nenem no prósimo mês queria falar contigo pra vê uma vaga pra ela em Morros, Bacabeira ou Santa Rita.
ResponderExcluirEstamos contigo Willame agora é a sua vez.
ResponderExcluirWillame Anceles vai sair vai, mas é para ser o nosso prefeito de Rospario. Não porque o governador quer e sim pra ser PREFEITO.
ResponderExcluir