O evento foi organizado pelo Ministério Público Estadual e coordenado pela CGU para conselheiros das regiões do Baixo Itapecuru, Baixo Munim e Lençóis Maranhenses que formam a macrorregião de Rosário
Fonte: Blog do Controle Social.
O auditório do Fórum de Morros ficou lotado. |
Na última quarta (29), a cidade de Morros, que fica localiza a 100 km da capital e possui 17 mil habitantes, recebeu 187 conselheiros das áreas da assistência social, educação e saúde para uma capacitação.
Além de Morros, participaram ainda conselheiros das cidade de Axixá, Presidente Juscelino, Rosário, Icatu, Cachoeira Grande, Humberto de Campos, Barreirinhas, Primeira Cruz e Bacabeira.
O evento institulado "Encontro com Conselheiros" reuniu os órgãos da Rede de Controle, tais como, Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ministério Público (MPE) e Controladoria Geral da União (CGU).
Coordenado pelo Núcleo de Ação de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (NAOP) da CGU/Regional-MA, o evento iniciou com a apresentação da palestra "As pequenas corrupções do dia a dia". Em seguida, foram apresentados os temas Lei de acesso à informação, o papel do conselheiro, análise de prestação de contas e mecanismos jurídicos disponíveis para o exercício do controle social.
"Foi um grande passo dado hoje aqui para que o nosso trabalho de acompanhamento do dinheiro público possa ser melhor executado", ressaltou Hamilton Dias, membro do Conselho Municipal de Saúde de Icatu.
Para a promotora de Justiça da Comarca de Morros, Erica Beckaman, "O treinamento da CGU e dos demais órgãos da Rede de Controle vai propiciar uma melhoria substancial nas políticas públicas da região".
Segundo Francisco Alves Moreira, chefe da CGU/Regional-MA, "A nossa meta é capacitar todos os conselhos de acompanhamento de políticas públicas do Maranhão até o final de 2017. O desafio é grande, mas a equipe do NAOP está empenhada".
Fonte: Blog do Controle Social.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.