Um navio cargueiro, de bandeira holandesa Clipper Alba, que partiu da Libéria, está em direção ao Maranhão sem ter sido inspecionado por fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A embarcação estava ancorada no município de Santana, no Amapá, por problemas no maquinário do navio. A inspeção deveria ter ocorrido no porto do Distrito de Fazendinha, em Macapá, na última quarta-feira (12). De acordo com informações, o comandante da embarcação, Lúcio Marques, mudou a rota final, alternando o destino que seria a a cidade de Itacoatiara, no Amazonas, para São Luís, no Porto de Itaqui. A previsão é de que o navio chegue ao Estado neste sábado (15). A inspeção em terras maranhenses, ainda, não foi confirmada pela Anvisa. Caso ele atraque no Estado, ele deverá ficar à 20 milhas do Porto.
Ainda, segundo informações, o deslocamento do navio cargueiro para o Estado já foi comunicado a corporação do Maranhão. A embarcação está sendo monitorada desde o último dia 4 de novembro, desde que deixou a cidade de Bhuchanan, no leste africano, devido à epidemia de ebola na região [país, ainda, vive estado de emergência da doença].
Trabalhadores querem o cumprimento da quarentena de 21 dias na embarcação para que ela siga viagem, para que seja feito o período de incubação do vírus ebola.
Este é o segundo caso de um navio vindo de áreas com ebola que chega ao Estado do Amapá. O primeiro caso teria ocorrido no mês de outubro de 2014.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.