Detentos iniciaram uma rebelião na recém criada Penitenciária de Rosário que funciona no antigo prédio da Delegacia, mesmo sem adaptação estrutural, a 60 km de São Luís, no início da tarde desta segunda-feira (18), de acordo com informações da juíza da comarca, Rosângela Prazeres. A unidade prisional abriga 83 presos.
A magistrada, que se encontra no local, contou que os presos quebraram cadeados, grades e atearam fogo em colchões.
O secretário adjunto de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Hamilton Louzeiro, também está no local e negocia com os detentos, que reclamam da qualidade do alimento, da água, do tempo de visita e da superlotação na unidade.
Por volta de 19h, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) encaminhou nota à imprenda sobre a rebelião em Rosário.
Leia a íntegra da nota abaixo:
A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), informa que todas as medidas estão sendo tomadas a fim de conter o motim iniciado na 1ª Delegacia Regional de Rosário, por volta das 15h desta segunda-feira (18).
De acordo com informações da delegada Regina França, titular da 1ª Regional de Rosário, além de equipes da Polícia Civil, estão no local, policiais da 7ª Companhia Independente, do Batalhão de Choque, bem como a juíza de Direito da cidade, Rosângela Prazeres, que negociam com os detentos o fim do movimento.
Entre as reivindicações feitas pelos presos estão melhorias no fornecimento de água, alimentação e ampliação do horário de visita, que hoje é de duas horas, para oito horas.
Atualmente, estão custodiados naquela delegacia 83 presos da Comarca de Rosário e de cidades circunvizinhas, distribuídos em sete celas
.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.