A sociedade rosariense aos poucos vai compreendendo que é possível viver bem informada e mostrando sua cara para o mundo. O principal reflexo disso são os números crescentes de páginas conhecidas como blogs e redes sociais, que mostram uma evolução considerável na Internet do interesse da população por noticias e acontecimentos da cidade, mas ainda é preciso diferenciar a notícia da fofoca.
Podemos afirmar que os Blogs (geralmente no Blogger ou WordPress) e as redes sociais (atualmente o Facebook) são uma realidade, parte da sociedade local e fonte de informação, mas ainda existem pessoas que confundem NOTÍCIA com FOFOCA. Por este motivo é importante verificar se as informações apresentadas têm origem declarada, ou seja, as fontes ou provas.
Um exemplo de seriedade e comprometimento com a credibilidade, é fazer averiguação antes de qualquer informação apresentada por qualquer pessoa, de preferência junto às partes interessadas e, nunca por deduções, achismos ou disse me disse, a não ser que as partes interessadas não estejam dispostas a repassar as informações, caso isso não ocorra, a 2ª fonte de informação deverá ser procurada: a testemunha ocular do fato.
Sinteticamente isso vale para qualquer tipo de notícia. Basicamente o modelo de publicação segue um roteiro básico para qualquer fato publicado:
Vale lembrar também que FOFOCA é diferente de NOTÍCIA. A 1ª pode não ter fonte declarada, nem a averiguação necessária, muito menos partes ouvidas. Para que fique mais claro, podemos procurar a definição dos termos segundo o dicionário Aurélio:
FOFOCA: Conversa informal e geralmente distorcida sobre a vida alheia. Consiste no ato de fazer afirmações não baseadas em fatos concretos.
NOTÍCIA: Informação sobre algo ou alguém; novidade; conhecimento, fato. Relato sobre um acontecimento atual e de interesse público, difundido pelos meios de comunicação social, normalmente confiável.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.