Raimundo João terá que devolver quantia e pagar multa
Os ex-prefeitos de Conceição do Lago Açu, Fernando Luiz Maciel Carvalho, e Rosário, Raimundo João Pires Saldanha Neto, foram condenados pela Justiça Federal pelo envolvidos na manipulação de licitações para aquisição de ambulâncias, por meio de convênio com o Ministério da Saúde. As irregularidades envolvem tanto a gestão do valor repassado e a sua aplicação, como o procedimento licitatório e o processo de pagamento.
Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) constatou o esquema fraudulento, o que motivou operação conjunta do Ministério Público Federal e Polícia Federal, conhecida como a "Máfia das Sanguessugas", para investigar o golpe. O escândalo de corrupção, que estourou em 2006, tinha como objetivo desviar dinheiro público, privilegiando empresas e superfaturando preços de unidades móveis de saúde.
A Procuradoria da União no Maranhão (PU/MA) ajuizou Ação Civil Pública pelos atos de improbidade administrativa dos ex-prefeitos. A unidade da AGU sustentou que o relatório da Controladoria demonstrou falhas em todo o processo de licitação. Foi constatado desde a ausência de publicação do edital, de pesquisa de preços, até a não concordância com as especificações contidas no Plano de Trabalho, como falta de cilindro de oxigênio, entre outros itens.
O Juízo da Subseção Judiciária de Bacabal condenou o ex-prefeito de Conceição do Lago Açu a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por quatro anos, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios e o pagamento de multa no valor do dano causado ao município na quantia de R$ 18.225,01, corrigida por índices oficiais.
Já o Juízo da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão condenou o ex-prefeito de Rosário à suspensão dos seus direitos políticos por três anos, pagamento de multa correspondente ao dobro do valor dos recursos repassados ao município e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
A PU/MA é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.
About
Renato Viana Waquim
Cheguei aqui em 2001 e de lá pra cá posso dizer com toda certeza que RJ foi o melhor prefeito que vi em Rosário. Foram dois anos incriveis de muito trabalho, cidade limpa, festa inesqueciveis, asfaltamento de ruas, a obra da praça da matriz e outras praças, várias reformas, operações tapa buracos direto, mas infelizmente ele fez a besteira de falir a prefeitura com a família Sarney que tinha se queimado com o Polo de Confecções, daí pra frente foram dois anos de atrasos que queimaram RJ, inclusive com o fim do grÊmio recreativo com a doação de terrenos que geraram agravaram o alagamento na Travessa da Balaiada, a questão dos kits sanitários no Iraque, a pista do skate, recursos para o forte e estação desviados, ambulâncias quebradas e começou aí as buraqueiras e a zona no sesp. Mas repeito, foi melgor que Ivaldo Cavalcante (não fez nada), Marconi Bimba (refém de agiotas) e a mentirosa da Irlahi (Pedro Vasconcelos), acredito que até melhor que Luciano Oliveira que não cheguei a ver.
ResponderExcluirNessa época a cidade tinha prefeito, bom ou ruim, mas tinha.
ResponderExcluirIrlahi você estar me fazendo ter saudades do doido do RJ.
Roubou mais trabalhou.
ResponderExcluirComo sou novo, também posso dizer que foi o melhor prefeito. Negócio que ele foi brigar com Rosa e o Sindicato, mais precisamente com as professoras quando bateu a piroca na mesa dizendo que elas estavam com falta de rola kkkkkkkkkk RJ é uma figura :)
ResponderExcluirCusta falar órgão sexual?
ResponderExcluirUm grande abraço a todos.
E isto é condenação? Curioso é esse negócio de bater com a piroca na mesa. Vai ver, essa fartura toda foi por conta da cirurgia de fimose. Então é prótese.
ResponderExcluir