Por Renato Waquim
Em Rosário, localizada a 60 km da capital maranhense, o Carnaval só termina na quarta-feira de cinzas com aquela que se tornou a maior festa cultural da cidade. Um dia em que o sentimento de amor à cidade explode em maior intensidade com o tradicional "Bloco das Carroças", infelizmente nos últimos anos é erroneamente chamado pelos jovens de 'Micarroça' em alusão às micaretas baianas que nada tem a ver com este tradicional evento da cultura rosariense.
A brincadeira surgiu há vinte e nove anos. Da insaciável vontade de continuar o carnaval, um grupo de amigos reunidos em frente ao Bar do Meio, depois de quase um mês de farra carnavalesca e sem condições físicas de andar pelas ruas da cidade, mas com vontade de beber, alugaram uma carroça, colocaram bebidas em cima da mesma e acomodaram-se no espaço restante da carroça e saíram pelas ruas cantando a viva voz, bebendo e tocando foguetes. Entre eles estavam: Nato de Luba, Babão, Caumba, Joaquim Neto, Siló, Zé Luis, Luis do Rosário, Chico de Caboclo, Riba do bar do meio, Carlito (falecido) e Valdo Bergel, que pediram a Zé Luís que fosse a atrás de Xololó (falecido), Segura o fio e a carroça de Jeco, conhecido como Maravilha, e daí surgiu o Bloco das Carroças.
No ano seguinte, outras carroças se juntaram e, a partir daí, foram juntando ao grupo outras pessoas e hoje somam mais de trinta carroças e é coordenado por Alan Jorge Carvalho Rezzo. No ano passado, foram mais de 50 mil pessoas que acompanharam o desfile das carroças.
O coordenado Alan Jorge Carvalho Rezzo |
O Bloco das Carroças foi considerado por jornais da TV Globo como o maior bloco do Maranhão, e em 2012 completa trinta e dois anos. Por isso, está sendo preparada uma festa especial para comemorar o evento, onde são esperados mais de sessenta mil foliões que vão seguir as carroças pelas ruas de Rosário a partir do tradicional marco do Bloco das Carroças que é colocado antes do Carnaval no local onde tudo começou.
Para este ano, são esperadas várias atrações, entre elas a banda Swing Refrão e a Jardineira com a Máquina do Tempo. A exemplo do que aconteceu nos últimos três anos, a festa será encerrada na Praça da Matriz, com o show eletrizante do Bicho Terra, que já participa do folguedo há quatro anos consecutivos. Agora é se preparar para recarregar a bateria para mais um Bloco das Carroças, o evento que encerra com chave de ouro a temporada carnavalesca de Rosário e do Maranhão.
Bom dia Renato Waquim, que precioso é o equipamento que mede quantidade de pessoas participantes de um folguedo tradicional como o bloco das carroças realizados nas quartas feiras de cinzas com misturas de maizena, cervejas etc. Bom divertimento. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima
ResponderExcluirE uma pena estar longe de tudo isso bom demais,beijo no coração de todos.
ResponderExcluir