Rosário - A Prefeitura de Rosário tem pronto um projeto para restauração da estação ferroviária inaugurada em 1915 e que funcionou como estação terminal. O local encontra-se praticamente abandonado, mas depois de reformado vai servir a uma série de atividades culturais e educacionais.
O projeto no valor de R$ 7,2 milhões foi apresentado pelo prefeito Marcone Bimba Carvalho de Aquino ao presidente do Senado Federal, José Sarney. A reunião foi agendada pelo deputado Waldir Maranhão (PP-MA), que espera ter o apoio à revitalização do complexo ferroviário.
Sarney gostou da proposta e disse que fará empenho na busca de recursos do projeto que tem co-participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O deputado Waldir Maranhão acredita que o projeto é importante não só para o município, mas para toda a região (Baixo Itapecuru, Munim e Lençóis Maranhenses) em razão de sua relevância histórica.
O complexo ferroviário está sob proteção de lei federal desde maio de 2007, mas sua estrutura física não está sendo preservada ou utilizada. De acordo com a proposta da Prefeitura, a transformação em um centro cultural vai atender às demandas da população que hoje não são atendidas. Além da preservação do valor artístico, as pessoas poderão encontrar várias atividades, como teatro, pintura, lazer e inclusive mais de 12 salas de aula para alunos da rede pública.
Confira mais informações sobre o projeto clicando aqui.
Confira mais informações sobre o projeto clicando aqui.
Fonte: O Estado do Maranhão.
Botei fé na iniciativa do prefeito em lutar por esse patrimônio.
ResponderExcluirGrandes problemas exigem grandes soluções. Parabéns ao prefeito Marconi Bimba e equipe, ao senador Sarney e ao Iphan. Todos nós rosarienses esperamos que seja realizado na prática aquilo que aqui está no papel.
ResponderExcluirGrande abraço a todos
é uma iniciativa boa, precisava de algo deste porte e trazer turistas para Rosario que hoje serve somente de passagem para o outro lado do rio, mais tenho um lembrete que não podem fazer com os rios e os precaur, estão entupindo tudo, precisa ser feito algo de grande porte tambem neste sentido, RENATO ajude este povo de Rosario.
ResponderExcluirfelix silva