Por Renato Waquim
Rosário-MA: Acontece na tarde desta sexta-feira (18) no Ginásio Ferreirinha a tão esperada Pré-audiência Pública sobre a implantação de um moderno Centro de Tratamento de Resíduos - CTR, de acordo com a proposta formulada por uma empresa à Prefeitura de Rosário, funcionará em um terreno privado, localizado no povoado Buenos Aires, próximo a área da Refinaria Premium I.
Não é um Lixão - O prefeito Marcone Bimba (PRP) explica que o empreendimento trata-se, na verdade, de uma necessidade da região e, ao contrário do que vem sendo divulgado em alguns veículos de comunicação, não funcionará como um lixão. “Esta história de que o poder público quer transformar Rosário em um grande lixão é pura falta de informação. A empresa interessada e dona da área já garantiu, em expediente enviado à Prefeitura Municipal, que o empreendimento, caso seja instalado, atenderá somente as cidades localizadas próximas à Refinaria. Isso retira São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Outro ponto importante é que a autorização para a instalação do Centro será dada pelo governo do Estado, com a chancela do governo federal”, disse.
Para o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, é importante as discussões com a nova realidade industrial da região. “De fato, o que está sendo proposto não é a criação de um lixão. É, na verdade, um empreendimento que terá a missão de tratar a grande quantidade de resíduos que será gerada com o início da operação da refinaria e outras empresas. As audiências são fundamentais, porque dar ao povo a oportunidade de conhecer mais o projeto e opinar melhor sobre ele”, completou Barreto.
Só a terraplanagem já deverá gerar empregos.
ResponderExcluirPois é! Chegou a hora da verdade meus amigos.
ResponderExcluirEstarei lá, quero entender esse projeto porque diferentemente de uns aí eu gosto da verdade.
ResponderExcluirParabéns Rosário! Estou me mudando para Rosário e já chego na cidade com uma boa notícia.
ResponderExcluirTer na cidade um aterro sanitário é um previlégio de poucos. Gostaria de saber se tem usina de triagem (reciclagem)? Se sim, tem que cada vez mais apoiar e modernisar para também prolongar a vida util do aterro, se não possui, é fundamental! Gera oportunidade de emprego; minimiza os impáctos ambientais e como já falei prolonga a vida ultil do aterro.
Cada vez mais a "Natureza" está reagindo contra as nossas atitudes. Povo de Rosário, independente de religião, condição social, e política. VAMOS ABRAÇAR ESSE PROJETO!!! PARABÉNS...
Cleidiane Cunha
Rio de Janeiro
É lamentável constatar que a oposição tenha transformado tão importante assunto em questões pessoais e meramente políticas. Até a audiência pública foi palco de um ato político menor.
ResponderExcluirA questão do tratamento do lixo envolve tecnologias que precisam ser discutidas e entendidas. Mitigação e eliminação dos impactos, tecnologias e aspectos sociais, estas sim, seriam as discussões verdadeiras.
Porém, mais uma vez, Rosário perde o bonde da história e a oportunidade de sair na frente nessa questão ambiental. E quem paga a conta dessa oposição facciosa e insana? É a população que mora à beira desse lixão vergonhoso e os demais rosarienses que assistem a perpetuação desse atraso crônico.
Ainda bem que a Refinaria de Petróleo foi para Bacabeira!
Atenciosamente,
Mauro Neves Filho