A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deu início na manhã de ontem à Operação Transporte Legal. O ponto de partida da atividade foi o Km 01 da BR-135 na capital, onde fica localizada a sede da 18ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão. A operação da PRF também teve a finalidade de atuar no reforço do policiamento e fiscalização da via, buscando garantir o livre trânsito de veículos.
De acordo com o inspetor da PRF que coordenava as atividades, Mervaldo Machado, a Operação Transporte Legal surgiu devido à grande quantidade de veículos que transportam passageiros pelos diversos interiores do estado, de forma remunerada, mas sem estarem devidamente regulamentados para o exercício desta atividade. “As abordagens estão sendo feitas naqueles veículos que nós já conhecemos e que possuem características de que fazem este tipo de transporte”, explica Mervaldo Machado.
Durante a operação, que contou com um contingente de aproximadamente 15 policiais, foram verificadas as atuais condições do veículo, de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e se o condutor estava devidamente regulamentado para realizar o transporte intermunicipal de passageiros. Segundo Mervaldo Machado, aqueles que fazem esse tipo de transporte de forma clandestina são punidos com 4 pontos na carteira de habilitação e ainda são obrigados a pagar multa que pode chegar ao valor de R$ 85,00, dependendo da gravidade da infração.
Foi o que aconteceu com o motorista Antônio Celso Almeida Frazão, que ficou impossibilitado de prosseguir com a viagem devido à falta de regulamentação. No momento da apreensão, o motorista estava de posse de um alvará expedido pela Prefeitura de São Luís que lhe dava a licença para realizar o transporte de passageiros apenas na capital e não para outros municípios, o que resultou na interrupção da viagem. “Agora é correr para fazer a regulamentação o mais rápido possível”, revelou o condutor.
Em São Luís, o principal ponto de embarque para esse tipo de transporte intermunicipal fica localizado na Avenida Guajajara, próximo ao retorno do Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado. Os destinos mais procurados são os municípios de Rosário e Bacabeira.
Com informações da PRF.
Ixe!!!! O que tem de gente fazendo transporte ilegal aqui em Rosário.
ResponderExcluir