Com o objetivo de discutir os encaminhamentos, atribuições, prazos, metodologia de trabalho e demais aspectos referentes à implantação do Plano Diretor Integrado para Bacabeira, Rosário e Santa Rita, municípios mais diretamente impactados pela Refinaria Premium da Petrobras, foi realizada uma reunião técnica, quinta-feira (19), no Palácio Henrique de La Rocque. O encontro contou com a presença do secretário interino da Coordenação Política e Articulação com os Municípios, Christian Noronha, prefeitos, representantes da Ufma, Uema, Secretarias de Estado de Planejamento, Turismo, Cidades e Indústria e Comércio e membros do Ministério da Integração Nacional.
Bacabeira, Rosário e Santa Rita fazem parte do conjunto de 35 municípios maranhenses incluídos no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte (PDRST), iniciativa que visa alavancar o turismo no nordeste maranhense, norte piauiense e noroeste cearense.
Diante dos impactos causados pela implantação da Refinaria, os três municípios passaram a agregar pleitos específicos, além daqueles já elencados no PDRST. Por conta dessa nova realidade, o governo do Maranhão e o Ministério da Integração Nacional iniciaram entendimentos com o objetivo de ajudar na elaboração e implantação de um Plano Diretor Integrado que possa atender às inúmeras e complexas demandas que crescem à medida que o projeto se consolida.
Segundo Júlio Miragaya, coordenador do Plano “é preciso se antecipar aos acontecimentos, discutir, planejar e buscar soluções para as demandas que estão surgindo com a implantação da obra”.
“Este encontro é mais uma demonstração de que o Governo do Estado está atento aos impactos e às transformações que estão em curso na região. Um empreendimento desse porte atrai milhares de pessoas, altera a rotina dos municípios, cria novas demandas e isso exige intervenções, requer estudos, exige esforço e união de todos os atores sociais envolvidos no projeto” ressaltou Christian Noronha.
Os primeiros passos já foram dados. A Universidade Federal do Maranhão (Ufma) está iniciando o estudo sócioeconômico no entorno da refinaria e o Governo do Maranhão irá encaminhar à Petrobras um documento – este em fase de finalização e com previsão de entrega para próxima semana - contendo exposição de motivos e solicitando apoio técnico e financeiro para as três prefeituras, visando assim, uma efetivação célere do Plano Diretor Integrado dos três municípios.
Os prefeitos, Marconi Bimba (Rosário) e José Venâncio Filho (Bacabeira) listaram diversos aspectos e pendências que, segundo eles, engessam a atuação das prefeituras. O secretário de Obras de Santa Rita, Celso Gonçalo de Sousa, representante do prefeito Hilton Gonçalo, também enfatizou algumas questões que o município já vivencia em função da chegada da refinaria, fatos que justificam o empenho do Governo estadual em dar rapidez ao processo de implantação do Plano Diretor Integrado.
As informações são da Secom do Estado.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.