Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Assembleia sedia seminário sobre desafios na era do pré-sal

Rafaela Vidigal
Agência Assembleia


A Assembleia Legislativa sediou, hoje (19) de manhã, no Auditório Fernando Falcão, o seminário “Os desafios do Brasil na era do Pré-Sal”, promovido pela Petrobras. O tema do encontro, “Marcos regulatórios de exploração e produção de petróleo e gás”, reuniu representantes de vários segmentos da sociedade maranhense. O deputado Antônio Bacelar (PV), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Minas e Energia, participou do evento.


O seminário faz parte da programação da companhia em levar a diferentes cidades a discussão sobre os impactos e trabalhos desenvolvidos pela empresa em relação à exploração da camada do pré-sal. Para Antônio Bacelar, São Luís sediar o encontro é de extrema importância pelas riquezas do estado. “O Maranhão não poderia ficar de fora por ser detentor de especialidades minerais, entre elas petróleo e gás, como descobertas recentes. É uma oportunidade de conhecermos a novidade que é o pré-sal brasileiro”, disse durante a abertura do evento.


A palestra foi ministrada pelo assessor da presidência da Petrobras, Rosemberg Pinto, que falou sobre o papel das reservas e produção de petróleo para a economia nacional. “Cerca de 90% do transporte mundial depende dessa fonte de energia. Além disso, é matéria prima para mais de três mil produtos petroquímicos. Com as descobertas de áreas de reservas de petróleo, o país pode sair da 17ª posição no mundo para o quarto lugar”, ressaltou.


O seminário encerrou com debate entre os participantes. Estiveram presentes no evento, Maurício Macedo, secretário de estado de Indústria e Comércio, Israel Ferreira, secretário de Minas e Energia, Washington Rio Branco, secretário estadual de meio ambiente e Júlio França, secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento do município de São Luís, na oportunidade representando o prefeito João Castelo. Também participaram do encontro Edvaldo Rodrigues, vereador de São Luís, Marconi Bimba, prefeito da cidade de Rosário, Samir Murad, presidente da Comissão de Meio Ambiente da seccional maranhense da OAB, bem como a coordenadora do escritório do UNICEF no Maranhão, Eliana Almeida.



PEDIDO DE DESCULPAS

O assessor da presidência da Petrobras, Rosemberg Pinto, pediu desculpas pela ausência de representantes da empresa no último dia 7 de abril, quando a Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública para discutir a implantação no Estado da refinaria Premium da Petrobras. A quantidade de chuvas e dificuldades de embarques nos aeroportos do Rio de Janeiro foram as explicações dadas por Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, para a ausência na reunião.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.