
Na quarta-feira de cinzas (17) o Bloco das Carroças completou 30 anos e atraiu cerca de 40 mil foliões a cidade de Rosário-MA. A brincadeira deste ano homenageou o saudoso Xololó que faleceu no último Natal e o Sr. Manoel Domingues (mais conhecido como Manoel Sapateiro) fundador do Bloco do Galo.
Euvaldo de Jesus (coordenador do bloco) e o Sr. Manoel com seu famoso Galo
Renato Waquim, o prefeito Marconi Bimba e a primeira-dama Cintia Aquino durante o show do Bicho Terra na Praça da Matriz
Glauber Carvalho e Allan Jorge anunciando as carroças campeãs


Foram mais de 60 Carroças inscritas e vários trios elétricos naquele que é o maior bloco do Maranhão, considerado de grande relevância para a cultura rosariense, o bloco tornou-se Patrimônio Imaterial do Município graças ao Projeto de Lei Nº 032 de 2009 do vereador Pedrosa Filho (o Necó) do PSB.
O bloco começou quando um grupo de amigos resolveu continuar o carnaval na quarta-feira de cinzas. Eles se reuniram, alugaram uma carroça e um equipamento de som. A partir daí, várias pessoas começaram a se conglomerar para sair no bloco, carinhosamente apelidado pelos moradores da cidade de Bloco das Carroças.
“Pessoas de toda região vêm participar do bloco. É uma festa democrática porque todos podem participar”, diz Glauber Carvalho, um dos organizadores do evento.
Ao fim do trajeto, o Bicho Terra, sob o comando dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, deram novo ânimo aos foliões cantando e tocando grandes sucessos como “Costela de Adão”, “Bicicleta”, “Gostosa”, entre outros.
"O Bloco das Carroças pretende manter uma tradição local de grande relevância para a Região. A organização busca também reafirmar o Carnaval rosariense como opção em roteiro turístico do Maranhão e do Brasil; valorizar a música carnavalesca maranhense; e fomentar produções culturais locais em todas as suas etapas (criação, pesquisa, produção, circulação e difusão), respeitando a diversidade local", destacou Allan Jorge que é coordenador do bloco.
Confira imagens do 30° Bloco das Carroças:



























































































































































































0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.