Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Bloco das Carroças é a pedida na Quarta de Cinzas

A brincadeira arrasta milhares de foliões há 30 anos em Rosário.


Acontece hoje, em Rosário, o tradicional Bloco das Carroças. O evento, considerado patrimônio imaterial do município, arrasta os foliões da região há 30 anos. Desfilando pelas ruas da cidade, as carroças enfeitadas são uma atração à parte. No encerramento, haverá show com Bicho Terra na Praça da Matriz.

O fato de o bloco ocorrer sempre às Quartas-feiras de Cinzas acaba por chamar os amantes do Carnaval que ainda buscam diversão mesmo depois do Reinado de Momo. “Isto acaba por atrair muita gente que está voltando de outros municípios e que já sabe que aqui na Quarta-Feira de Cinzas ainda tem Carnaval, com muita criatividade, alegria e diversão”, observa Glauber Carvalho, um dos organizadores do evento.

Considerado de grande relevância para a cultura rosariense, o bloco tornou-se Patrimônio Imaterial do Município graças ao Projeto de Lei Nº 032 de 2009 do vereador Pedrosa Filho (Necó). A manifestação ganhou maior destaque depois que foi exibida duas vezes em rede nacional pelo Jornal Nacional da Rede Globo.

Público

A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 25 mil pessoas que fazem o trajeto a pé ou de carona. A festa é democrática, pois para participar basta alugar ou encontrar uma vaga em uma das mais de 50 carroças que animam a festa.

Mesmo assim, a organização da festa troca camisas alusivas ao evento por alimentos não-perecíveis a serem doados para instituição assistenciais.

Além das carroças, blocos da cidade e trios elétricos fazem parte do cortejo, que sai das proximidades da rodoviária, segue pela antiga estação ferroviária, campo de futebol até chegar ao Centro da cidade. Além de sorteios de brindes para os carroceiros, há também a premiação para a carroça mais enfeitada, mais animada e mais original.

Ao fim do trajeto, o bloco Bicho Terra, sob o comando dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, dará novo ânimo aos foliões cantando e tocando grandes sucessos como “Costela de Adão”, “Bicicleta”, “Gostosa”, entre outros.

O Bloco das Carroças pretende manter uma tradição local de grande relevância para a Região. A organização busca também reafirmar o Carnaval rosariense como opção em roteiro turístico do Maranhão e do Brasil; valorizar a música carnavalesca maranhense; e fomentar produções culturais locais em todas as suas etapas (criação, pesquisa, produção, circulação e difusão), respeitando a diversidade local.
Share on Google Plus

About Renato Viana Waquim

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.