Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


O Quarto Poder é censurado pela Prefeitura de São Luís nos terminais de integração



A direção de O Quarto Poder, que tem como editor responsável o jornalista Udes Filho, protocolou ofício no dia 13/10/2009, encaminhado ao secretário de Trânsito e Transportes de São Luís, José de Ribamar Barbosa Oliveira Filho, pedindo a autorização da distribuição gratuita de O Quarto Poder, nos Terminais de Integração. Para protocolar o oficio, foi paga a quantia de R$ 5,00.

Há conhecimento de que outros jornais, há meses, vendiam seus exemplares, sem qualquer autorização, mas, mesmo assim, a direção do matutino resolveu oficializar e regularizar a distribuição dos jornais nos Terminais de Integração de São Luís.

Segundo a direção do jornal, O Quarto Poder vem sofrendo represálias, por setores da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), pelo fato de ter publicado matérias, solicitadas por moradores de alguns bairros de São Luís. As matérias traziam reclamações da população com as questões do lixo, buracos e fornecimento de água pela Caema (Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão).

O lixo da cidade e a manutenção do asfalto das vias publicas são de responsabilidade da Prefeitura de São Luís, gerenciada pelo prefeito João Castelo (PSDB). Também é de responsabilidade da Prefeitura de São Luís a administração dos Terminais de Integração, locais onde o jornal O Quarto Poder, passou a distribuir gratuitamente e diariamente seus exemplares, enquanto aguardava a autorização oficial da Secretaria de Trânsitos e Transportes de São Luís.

Para a direção do jornal, desde que foram publicadas a primeira matéria, mostrando os buracos e o lixo espalhados pelas ruas e avenidas do bairro São Raimundo, a equipe de distribuição do matutino foi barrada no Terminal de Integração da Praia Grande.

“Procuramos a assessoria de imprensa da SMTT, para tentar solucionar o problema, e fomos informados que não mais poderíamos distribuir, gratuitamente, os exemplares de O Quarto Poder, nos Terminais de Integração. Segundo a assessoria, teríamos que esperar que o oficio chegasse nas mãos do secretário José de Ribamar Barbosa Oliveira Filho, e esperar a decisão dele sobre o nosso pedido. Ainda nos deram uma segunda opção, a de agendar uma audiência com o secretário Ribamar Oliveira, para tentar convencê-lo a nos dar a autorização solicitada em ofício”, descreve a direção do jornal.

Pelo menos dois outros jornais vendem seus exemplares diariamente, nos Terminais de Integração de São Luís. Um deles já comercializa seus exemplares há vários meses e só, recentemente, adquiriu autorização da SMTT. O outro continua vendendo seus exemplares sem qualquer autorização.

Além dos dois jornais, que sempre venderam livremente seus exemplares nos Terminais de Integração, sem serem incomodados pela SMTT, outras empresas distribuem panfletos e até amostras grátis de produtos cosméticos. Mas causa estranheza o fato de apenas o jornal O Quarto Poder ter sido barrado nos Terminais de Integração.

O jornal O Quarto Poder vai completar dois anos de existência como jornal diário. Passou por muitos problemas, conseguiu se segurar, crescer e formar uma equipe de oito funcionários. O Quarto Poder, apesar de ser um dos mais novos jornais do Maranhão, foi o primeiro impresso de menor tiragem, a estar diariamente na internet.

“Sempre tivemos uma linha editorial verdadeiramente imparcial e não vamos concordar com censura ou com tentativas de boicote, que sirvam para beneficiar jornais concorrentes. Nossa assessoria jurídica está estudando e analisando todo o caso. Logo, voltaremos a distribuir gratuitamente os exemplares do jornal O Quarto Poder, levando a informação de forma democrática ao povo de São Luís, nos Terminais de Integração”, disse a direção.



Fonte: Blog do Mario de Carvalho - Imirante.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.