O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" ).
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:
Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Origem Cristã
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.
Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.
Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão e agora pela Internet. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
Gostei muito de conhecer o excelente trabalho do blog Rosário Notícias. A matéria sobre a filiação do Calvet a um partido da base aliada de Roseana mostra muito bem quem é Calvet!
ResponderExcluirMeu nome é Marcos Nogueira e sou jornalista investigativo há 22 anos no Maranhão. Fui eu quem denunciou há 13 anos a picaretagem de Jorge Murad e o chinês Chhai Kwo Chheng que aplicaram um grande golpe do vigário em 4.500 humildes costureiras e costureiros da região de Rosário e do Munin. Na época eu era repórter do Jornal Pequeno.
Aproveito a oportunidade para convidar toda a equipe do Blog Rosário em Notícias, principalmente você, Renato, para participarem do lançamento do livro "Honorários Bandidos- Um retrato do Brasil na era Sarney", de autoria do jornalista paraense Palmério Dórias, que acontecerá nesta próxima quarta-feira, 04 de novembro, às 19h00, no auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão, na Rua do Sol, centro de São Luis.
O evento terá a presença de Jackson Lago, José Reinaldo Tavares, Marcelo Tavares, Edson Vidigal, Eurídice Vidigal, Aderson Lago, Domingos Dutra,Roberto Rocha, Sebastião Madeira, Bira do Pindaré, João Castelo, Gardênia Castelo, Neiva Moreira, Freitas Diniz, Julião Amin e outras lideranças políticas do Maranhão.
O evento foi organizado pelos blogueiros e ]jornalistas críticos ao grupo Sarney no Maranhão como Marcos Nogueira, Jonh Cutrim, Robert Lobato, Ricardo Santos, Manoel Santos Neto, Felipe Klamt, Pedro Anchieta, Celso Brandão, César Teixeira, Luiz Pedro, Aldionor Salgado, Emílio Azevedo, Haroldo Sabóia e outros.
O motivo do lançamento do livro foi porque até 15 dias as livrarias de São Luís estavam boicotando a venda do livro em São Luís.
Durante o evento conversaremos também sobre a necessidade de haver um intercâmbio maior entre os blogs de São Luis e os blogs das cidades do interior do Maranhão, para trocar experiências e fortalecer os laços entre nós, blogueiros, para que juntos possamos fazer frente ao poder avassalador do portal da oligarquia. o portal IMIRANTE.
O nosso maior objetivo é universalizar a informação no Maranhão, garantindo condições de trabalho e liberdade plena de expressão para todos os blogueiros e comunicadores do Maranhão, sem distinção de tendência política, condição sócio-econômica e de credo.
Gostaria de manter contato com vocês.
Meu blog é : marcos-nogueira.blogspot.com.br
Meu email é marnogueira1@ig.com.br e mpontesnogueira@yahoo.com.br
Meus telefones são 98 - 3227-8239 e 98 -88380274
Um abraço de Marcos Nogueira