Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Moradores de Salva Terra denunciam abusos na instalação da Refinaria Premium em Rosário

A Refinaria Premium que poderá ser construida entre Bacabeira e Rosário já começa a criar confusões socio-ambientais na região. A Secretaria Municipal de Juventude e Meio Ambiente de Rosário recebeu uma carta enviada pelos moradores do povoado Salva Terra e que o Blog Rosário Notícias compatilha agora com o Mundo.


Leia trechos do documento:


Os moradores e moradoras do povoado Salva Terra, no Município de Rosário - MA, aqui representado por Lucilene Maria Mendes de Sousa, venho informar e apresentar denúncia contra a Petrobrás, a Secretaria de Indústria e Comércio, a Secretaria de Desenvolvimento Agrária, Instituto de Terras do Maranhão, pois as referidas pessoas jurídicas querem expulsar os moradores do povoado. O povoado Salva Terra é um povoado quilombola pertencente ao município de Rosário, com mais de 200 anos de existência...




A empresa Engenharia, Mapeamento Aerolevantamento, ENGEMAP, que conforme informação estava a serviço da Petrobrás, adentrou o povoado com 8 motores sem autorização dos moradores e moradoras, fez picadas, escavação no terreno, lacrou buraco criando impactos diversos, acentuou as dificuldades auditivas de animais como capivaras, pássaros, cobras que desnorteados foram encontrados nas casas e a empresa não tomou as devidas providências.




Em 10 de setembro de 2009, os moradores do povoado foram surpreendidos pela visita de sete representantes da Secretaria de Indústria e Comércio e do Desenvolvimento Agrário, Instituto de Terra do Maranhão, quero noticiar aos presentes que o povoado estava na área de interesse da Refinaria Premim, em processo de implantação pela Petrobrás, que eles teriam 20 dias, a contar do dia 10 de setembro, para desocupar a área e que seriam posteriormente indenizados.




Questionado sobre o destino dos moradores, crianças, animais, raiz histórica, cultura, foi oferecido um barracão, em Bacabeira, até a construção das casas para a moradia das famílias. No dia 11 de setembro, receberam uma nova visita, desta vez os dois representantes da Petrobrás, que objetivava conhecer os povoados do empreendimento. Informados sobre a visita anterior aos representantes da Petrobrás observaram que não tinha conhecimento dos procedimentos em curso pela Secretaria de Indústria e Comércio e sugeriram que moradores buscassem seus direitos.



Estamos solicitando de Vossas Excelências a garantia de nossos direitos constitucionais de moradia, a terra para trabalhar, alimentação, respeito aos nossos idosos, aos nossos direitos e a nossa cultura. Queremos nossa terra, ela nos garante a moradia, a renda. Aqui temos água, terra para plantar, riacho e igarapé para pescar, casa de forno, campo de futebol, juçara, cupuaçu, manga, não queremos morar em barracão, queremos continuar vivendo e morando aqui como nossos antepassados. Não queremos nossos filhos nas favelas e palafitas de São Luís.


Rosário, 15 de setembro de 2009,
Associação dos Pequenos Produtores de Salva Terra.
Share on Google Plus

About RN

1 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.