Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


AL: empresas aderem à campanha de recolhimento de doações a desabrigados


Jacqueline Heluy
Agência Assembleia


A campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da enchente que castiga o Maranhão, lançada no dia 30 de abril, pela Assembleia Legislativa do Maranhão e o Grupo de Esposas de Deputados (Gedema), a cada dia ganha novas adesões da população.

Sensibilizadas com a situação, 11 empresas maranhenses se engajaram na divulgação e doação de alimentos e artigos de primeiras necessidades. A iniciativa constitui mais um elo da rede de solidariedade liderada pelo Serviço Social do Comécio (Sesc).

O êxito obtido na primeira semana da campanha superou tanto as expectativas, que a coordenação resolveu prorrogá-la por tempo indeterminado. Além da Assembleia e do Gedema, são parceiros da campanha o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE-MA) e a Defesa Civil do Estado.

As empresas que colaboram com a campanha são a Copymaster, Mídia Externa, Taguatur, Água Mineral Lençóis Maranhenses, Cantinho Doce, Inecon, Pronutre, Quixabá Flores, Empreendimentos Vale, Potiguar e Terra Zôo.

Os pontos de coleta de donativos estão instalados na recepção da sede da Assembleia Legislativa, na avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohafuma), e na creche Sementinha, que funciona em um anexo do referido prédio. Já na próxima semana, as doações recolhidas até o momento serão levadas para a Defesa Civil, que as entregará às famílias desabrigadas.

A estimativa da coordenação é que, sensibilizado pela gravidade do problema, um maior número de empresas participantes e doadoras colabore com a campanha a partir da próxima semana, quando um novo posto de recolhimento será instalado na loja Potiguar da Cohama.

Os interessados em doar que não puderem se deslocar aos locais indicados, é só ligar para o número (98) 3131- 4395 e (98) 9904- 2030, que funcionários da Assembleia receberão os materiais na residência do doador.

Colchões, água potável e filtros de cerâmica, são apontados como produtos de primeira necessidade. As doações também podem ser feitas com alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite, café, e outros), produtos de higiene pessoal (absorvente, sabonete, escova de dente, creme dental, xampu) e de limpeza (água sanitária, desinfetante, sabão em pó e detergente).

Além da sede da Assembleia Legislativa, as doações podem ser feitas no Sesc Saúde (Rua do Sol, 616, Centro); Sesc Administração (Av. Gomes de Castro, 132, Centro); Sesc Deodoro (Av. Silva Maia, 164, Centro); Sesc Turismo (Av. São Carlos, s/n, Jardim Paulista e nas lojas dos supermercados Hiper Bom Preço e Mateus.


DADOS OFICIAIS

Segundo dados da Defesa Civil, até a última terça-feira as enchentes no Maranhão já haviam afetado a vida de mais de 160 mil pessoas em todo Estado, além de provocarem estragos na malha viária, com o corte de estradas e a destruição de pontes.

A situação é dramática para cerca de 20 mil maranhenses, que tiveram suas casas inundadas. Uma parte desse contingente está alojada em casas de parentes e amigos. Outra parte, em abrigos públicos, como escolas e outras repartições do Município ou do Estado.

Diante desse quadro desolador, em que 52 municípios maranhenses já se encontravam em situação de emergência, o governo estadual decretou estado de calamidade pública, na última quarta-feira, 29.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.