Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Operação Tornado caça traficantes em Rosário e mulher de 81 anos é presa

KÁSSIA BRITO
DA EQUIPE DE O IMPARCIAL

Uma semana da primeira investida da Operação Tornado contra o tráfico de drogas no município de Rosário, distante 60 Km de São Luís, resultou na prisão de pelo menos dezenove pessoas e na apreensão de mais de 751 papelotes de merla, 200 gramas de maconha, 40 gramas de sementes de maconha prontas para plantio, quatro armas e cerca de R$ 740 encontrados com os suspeitos.

A Operação realizada em conjunto com as Polícias Civil, 7ª Companhia de Polícia Militar, Guarda Municipal e atuação federal da Força Nacional, que permaneceu na cidade durante o período carnavalesco, abre a primeira grande operação desse ano em combate ao tráfico na região, que segundo informações do Serviço de Inteligência da Polícia Militar é significativo para um município do porte de Rosário, sobretudo nos povoados localizados no entorno do município, onde a falta de assistência social e infra-estrutura ainda são alarmantes.

A equipe de O IMPARCIAL acompanhou a rotina do efetivo da Força Nacional, com exclusividade, durante dois dias consecutivos da operação. No período, os policiais cumpriram nove mandatos de prisão, busca e apreensão expedidos pela juíza Rosângela Santos, da Comarca de Rosário.

Na última quarta-feira de Cinzas dois bairros do município foram alvo da Operação Tornado que desbaratou dois pontos de venda de drogas. No primeiro, uma casa humilde, de muro baixo, porta e janela com visão para a Rua Eurico Macedo, bairro Ivar Saldanha, os policiais observaram durante cerca de uma hora, o movimento intenso de compra e venda dos entorpecentes.

O entra e sai na casa já vinha sendo monitorado pela polícia. Naquele momento chegamos a flagrar uma carroça pronta para participar do divulgado e festivo “Bloco das Carroças” parar na porta da residência e de lá debandar com uma turma de homens, supostos compradores de droga, para o meio da folia.

No momento, a polícia não poderia investir para não atrapalhar o decorrer da operação, que conseguiu chegar a Josilda Rodrigues Vieira de Sousa, 46, que fazia da própria casa onde morava um sustentáculo do tráfico de drogas. O marido da mulher, João Gomes da Silva Neto, 32, e mais duas pessoas identificadas como Wellington Santana, 29, e Maria Lucia, 38, que estavam na residência momento da chegada da polícia, foram detidos.

O grupamento da Força Nacional vasculhou o imóvel, e numa parte da casa, com cômodos sem nenhum móvel, os cantos da parede do recinto escondiam buracos feitos para o armazenamento dos entorpecentes. Nos poços, camuflados com uma lajota solta, seguindo a estilo do piso, para não levantar suspeita, foram encontradas cabeças de merla - supostamente o fim de estoque comprado para a temporada de carnaval. Na boca-de-fumo também foram apreendidos dinheiro e um macaco prego, sem licença ambiental, que vivia preso em uma gaiola.

Rede de tráfico
A polícia acredita nas ligações de Josilda Rodrigues com Francinildo, conhecido como França, acusado de gerenciar o tráfico de drogas na região, que também foi preso durante a quinta-feira, 19, da semana passada, durante o primeiro dia da Operação Tornado.

A segunda “boca de fumo” estourada foi a poucos quilômetros dali, na Rua 5 do bairro Malvinas – também em Rosário. Na casa simples, de chão de terra batido, Siriaca Celestina Lima Barros, 81 anos de idade, esperava que sua aparência peculiar de senhora idosa fosse livrá-la dos ditames legais. A “Vovozinha”, como é conhecida no mundo do tráfico, usava da apelação de
seus sinais de idade para se manter acima de suspeitas, e também tinha como estratégia a figura de uma neta, deficiente mental, identificada apenas como Clarissa, que era usada pela “Vovozinha” para realizar as vendas, sentada em uma cadeira na esquina da rua.

No momento da investida na casa, a menina não estava presente, e os vizinhos questionados sobre o paradeiro da garota, nada souberam informar. Toda a residência foi vasculhada. A sala, um quarto pequeno, a cozinha e o quintal, que dá acesso ao terreno da casa vizinha, que segundo informações da polícia pertence a um homem identificado como Miguel, supostamente neto de Siriaca Celestina.

Nos fundos da casa vizinha, foram encontrados potes contendo sementes de maconha, prontas para o plantio. Na casa de “Vovozinha” os policiais conseguiram localizar dois potes que armazenavam merla e algumas gramas de maconha em uma sacola. A idosa chegou a se sentir mal, foi atendida por uma equipe médica solicitada pelo grupo e em seguida foi detida.


Com informações do jornal O IMPARCIAL.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.