Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Projeto Educação Campeã vai contemplar 500 mil pessoas

O auditório da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi palco ontem, 10, de uma reunião técnica que teve a participação da coordenadora do Programa Educação Campeã no Maranhão, Melanie Christine Polary Franco Rabelo; das representantes do Instituto Ayrton Senna (IAS), Anete Gonçalves e Inês Kisil Miskalo, e gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs). Por meio do Projeto Educação Campeã serão investidos R$ 8,2 milhões, nos próximos quatro anos, beneficiando 500 mil pessoas.

A reunião, que será encerrada hoje, 11, faz parte de uma das ações do projeto Educação Campeã, resultado da parceria entre o Instituto Ayrton Senna, Coca-Cola Brasil e Renosa, com o apoio do governo do Estado, visando garantir o desenvolvimento educacional de estudantes maranhenses através de programas com foco na aceleração da aprendizagem, combate ao analfabetismo, gestão escolar e tecnologia educacional.

A coordenadora de Educação Formal do Instituto Ayrton Senna, Inês Kisil Miskalo destacou que a reunião é um momento de alinhamento do trabalho desenvolvido no Maranhão, com a Seduc e os gestores das UREs.

“O objetivo é divulgar para a própria equipe da secretaria, aqueles que estarão à frente, liderando, qual o trabalho que será desenvolvido, a metodologia que será adotada e também ajudá-los a escolher a equipe de trabalho que desenvolverá os projetos, visto que para cada área de trabalho exige um perfil profissional”, disse.

A parceria entre a Seduc e IAS contemplará a realização de quatro programas: Se Liga, Acelera Brasil, Circuito Campeão e Gestão Nota 10. O primeiro programa, que começa ainda este ano é o Gestão Nota 10.

“Todos os programas estão voltados para a educação formal e para correção de fluxo. Para criança que está na idade correta até a 4ª série temos o Circuito Campeão; para quem não está alfabetizado com distorção idade-série, o Se Liga; para criança alfabetizada com distorção idade-série, o Acelera Brasil e o Gestão Nota 10, para gestores escolares”, explicou Inês Kisil Miskalo.

O programa firma parcerias para capacitar as equipes das escolas e das secretarias de educação para serem gerentes do sucesso de cada aluno. Entre os municípios beneficiados, segundo ele, estão Itapecuru, Rosário, Chapadinha, Caxias, Timon, Imperatriz e Açailândia, além da região metropolitana.

Pelo convênio, os alunos da 1ª a 4ª do ensino fundamental receberão reforço escolar em Português e Matemática. Em seguida, o programa será implantado nas redes municipais, começando por Icatu, que tinha um Ideb muito baixo e começou a melhorar os seus indicadores.

O governo do Estado também firmou convênio com o Instituto Ayrton Senna para reforço escolar dos alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental na região metropolitana, que abrange os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, que representam 40% da rede estadual de ensino.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.