Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Campanha de Cadastro ao Sine chega a Rosário nesta semana

A Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia (Setres) em parceria com outros órgãos, inicia cadastramento de trabalhadores no Sistema Nacional de Empregos (Sine), no município de Rosário nesta semana.

Esta atividade, iniciada em Santa Rita, no período de 17 a 20, passou por Bacabeira, no período de 27 a 31, e agora chega em Rosário de 03 a 07, no Centro Social Urbano (CSU). Este trabalho visa identificar a mão-de-obra qualificada e qualificá-la nestes municípios, com vistas a atender às demandas da refinaria de petróleo.



Foto: Divulgação.Chegou a vez de Rosário!!!



A secretária Terezinha Fernandes destacou que os trabalhadores precisam acessar as oportunidades de empregos que serão geradas pelos empreendimentos que estão se instalando no Estado. “Não queremos os nossos trabalhadores ocupando apenas as vagas subalternas. Queremos que os melhores cargos, também sejam ocupados por maranhenses. Daí porque estamos buscando parcerias com as Universidades, Cefet e entidades de qualificação profissional para prepararmos os nossos conterrâneos para essas oportunidades de empregos. Este empreendimento deverá contratar de forma direta e indireta mais de 120 mil trabalhadores, isto é cerca de 15% da população de São Luís e quase 10 vezes a população de Bacabeira. É algo muito grande, com um volume de investimento bilionário, por isso precisamos nos preparar”, afirmou.

O cadastramento de trabalhadores em Bacabeira, contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. Na abertura das atividades naquele município, a secretária Terezinha Fernandes e a secretária municipal de Assistência Social, Jacilene Corrêa, realizaram os dois primeiros cadastramentos.

Esforço conjunto – Com a possível instalação da maior refinaria de petróleo da América Latina, no município de Bacabeira, distante 60 quilômetros da capital maranhense, a estimativa é de que sejam gerados cerca de 120 mil novos empregos diretos e indiretos no Maranhão.

Os esforços do governo, no sentido de preparar o Estado para receber este e outros grandes empreendimentos que já assinaram protocolos de intenções e que já começaram a organizar suas estruturas para virem para o Maranhão, refletem-se principalmente na preparação da mão-de-obra local para ocupar as vagas de empregos que tais empreendimentos irão gerar. Dentre os profissionais que a empresa irá contratar entre 2010 e 2015, estão mais de quatro mil trabalhadores de nível superior e cerca de 120 mil técnicos de nível médio, habilitados nas mais diversas áreas.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.