Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Lobão, Petrobras e Venâncinho pretendem firmar protocolo para o início das obras da Refinaria

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, definiu ontem com a direção da Petrobras e Venâncinho que, dentro de aproximadamente 60 dias, será firmado.


Bacabeira - O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, definiu ontem com a direção da Petrobras que, dentro de aproximadamente 60 dias, será firmado definitivamente o protocolo para o início das obras da refinaria Premium no município de Bacabeira, a 40 quilômetros de São Luís. Ontem, no Rio de Janeiro, Lobão participou de reunião com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli; diretores da empresa, entre os quais Paulo Roberto Costa, diretor de Abastecimento, e o prefeito de Bacabeira, José Venâncio Filho.

“A refinaria do Maranhão é uma realidade irreversível”, afirmou o ministro, que deverá vir anunciar os investimentos no estado durante ato que contará com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O presidente, segundo Lobão, “quer participar desse momento histórico ao lado do povo maranhense e deseja, dentro de dois anos, inaugurar suas primeiras unidades”.

Na semana passada, o ministro de Minas e Energia havia determinado à diretoria da Petrobras que recebesse o prefeito de Bacabeira para que fossem definidos os últimos detalhes para a cessão de uma área de 20 quilômetros quadrados onde será implantada a refinaria. “A área está garantida”, disse o prefeito José Venâncio Filho ao presidente da Petrobras.


Entusiasmo

O prefeito Venâncio Filho disse que recebeu com entusiasmo a sugestão do ministro no sentido de que ele iniciasse, há cerca de dois meses, articulações com os governos do Estado e Federal visando à capacitação profissional de jovens em seu município, com vistas ao preenchimento das milhares de vagas de emprego a serem geradas pelo empreendimento. Venâncio Filho revelou que, com o apoio do ministro, já está viabilizando uma escola técnica profissionalizante para Bacabeira.

A produção inicial da refinaria está estimada em 300 mil barris de diesel de altíssima qualidade. Metade da produção será exportada para a Europa e Estados Unidos. Segundo analistas, quando começar a funcionar, a refinaria terá transformado Bacabeira num dos município de maior renda per capita do Brasil, em função do volume de impostos que arrecadará.

A refinaria Premium será instalada em uma área de 20km², escolhida por razões técnicas, posição geográfica, proximidade com o porto e rodovias de fácil acesso. Outro fator determinante é a ausência de grandes núcleos populacionais em volta da área, fator de grande importância para a viabilização do projeto. A obra deve dobrar a população do município, estimada hoje em 15 mil habitantes.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.