Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Enchentes ajudam a aumentar epidemia de Conjuntivite em Rosário

Não poderia deixar de falar que as enchentes é uma das causas da enorme epidemia de Conjuntivite que assola Rosário nesse período chuvoso e que de fato as enchentes é um problema muito complexo de se resolver, porém está sempre em voga nas campanhas para eleições municipais, mas nem por isso devemos deixar de olhar para isso.

Será que não é possível construir algum sistema de “drenagem” da água descente em Rosário sem provocar danos maiores ao Rio Itapecuru? Essa questão das enchentes é muito importante, pois mostra que não adianta somente asfaltar Rosário para acabar com os alagamentos. Claro que uma questão muito importante seria para onde mandar essa água, o que só pode ser respondido após cuidadosa análise local, sendo essa solução adequada casa a caso e com estudos de engenharia.

Enquanto isso um dos males típicos da época chuvosa em Rosário e região é a conjuntivite, que se caracteriza por uma inflamação da conjuntiva, membrana delgada e transparente que reveste a parede do globo ocular e das pálpebras. Em geral, a doença acomete os dois olhos, perdura de uma semana a 15 dias, mas não costuma deixar seqüelas.

A conjuntivite pode ser infecciosa, causada por vírus, bactérias, fungos ou protozoários. É altamente contagiosa e se dissemina muito nesta época do ano por causa da grande concentração de pessoas nas regiões praianas. É oportuno esclarecer à população que somente o oftalmologista pode fazer o diagnóstico correto do tipo de conjuntivite de cada paciente antes de prescrever o tratamento adequado.

A conjuntivite não-infecciosa é provocada por agentes externos irritantes, que podem dar origem à conjuntivite alérgica, química ou traumática. Está associada mais diretamente ao sol, à exposição acentuada aos raios ultra-violetas, e ao vento; caracteriza-se pela vermelhidão entre as pálpebras. Para evitá-la, é recomendo o uso de boné e óculos com lentes com filtro, além da constante lubrificação dos olhos com lágrimas artificiais.



Saiba mais:

Resumo dos Sintomas:
Caracteriza-se por uma hiperémia dos vasos sangüíneos da conjuntiva, prurido, sensação de desconforto e por vezes dor

Os principais sintomas da conjuntivite são:

Olhos vermelhos e lacrimejantes, devido à dilatação dos vasos sanguíneos locais;
Inchaço (edema) do olho ou Pálpebra ,devido ao acúmulo de líquido no local;
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
Aumento do lacrimejamento com a presença de secreção purulenta;
Em alguns casos febre e dor de garganta;


Principais Recomendações:
Para prevenir o contágio tome as seguintes precauções:

Lavar as mãos freqüentemente.
Evitar aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes e praias
Lavar com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos patogênicos
Não coçar os olhos
Aumentar a freqüência com que troca as toalhas do banheiro e sabonete ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos
Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise
Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza
Evitar contato direto com outras pessoas.
Evitar pegar crianças pequenas no colo.
Não use lentes de contato durante esse período.
Evitar banhos de sol.


Tratamento:
Lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico ou água borícada. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedicar. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.
Share on Google Plus

About RN

3 comentários:

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.