Contra fatos, não há argumentos, pois estas fotos é o puro retrato da triste vida em que se encontram os moradores.
Uma grande emissora nacional de TV já entrou em contato com o RN e deverá visitar o município de Rosário, para apurar denúncias de desvios de verbas públicas do projeto do Incra que iria beneficiar as comunidades rurais de Tingidor, Pirangir, além de Itaipu e Cocal. As graves denúncias foram feitas pelos vereadores Rondon Sauaia e Siló ambos do (PSDB) durante sessão da Câmara de vereadores de Rosário - MA.
Os parlamentares acompanhados de mais duas lideranças, entre elas o engenheiro Kalil Sauaia e o ex-vereador Anselmo Bruno, realizaram visitas in-loco no dia 22 de março do corrente. Segundo um relatório que os líderes fizeram, foram percorridos todo o trecho compreendido entre os Povoados de Itaipu e Cocal – 13,60 Km de Estrada Vicinal em péssimas condições de tráfego, apresentando como único serviço executado dentro do projeto. Uma Ponte de Madeira, no entanto não foi feito e o aterro está alto em relação à estrada o que já ocorre grandes alagamentos; todos os bueiros foram executados sem berço (laje de fundo), os tubos estão fora das especificações e quebrados, além do que ainda falta executar outras obras (bueiros); o Sistema de Abastecimento de Água (construção do poço artesiano) está abandonado há mais de seis meses quando levaram a amostra de água para exame e nunca mais voltaram; a escola funciona num barracão onde existe também uma bilharina. Ainda de acordo com o relato dos parlamentares o mais grave é que segundo moradores os agentes de saúde não estão indo lá, quando vão de seis em seis meses, a prova maior é este cidadão (foto pé cortado) enfermo em Cocal, isolado, sem poder ser transportado para um hospital.
“Vivemos em pleno século XXI, e é inaceitável que estes moradores permaneçam isolados sem acesso a uma boa Saúde e Educação”, desabafou o vereador Silo.
Para Rondon a situação é mais grave porque todos os recursos do projeto já foram repassados ao Poder Público, mas ao que parece o projeto ficou apenas no papel. “Contra fatos, não há argumentos, pois estas fotos é o puro retrato da triste vida em que se encontram os moradores”, ressalto o parlamentar.
MORADORES SOFREM COM A FALTA DA ESTRADA
Os populares dizem que com a falta da estrada o povoado vive no isolamento sem atendimento em Saúde e Educação.
SEM A ÁGUA É IMPOSSÍVEL TER UMA BOA QUALIDADE DE VIDA.
O Sistema de Abastecimento de água iria beneficiar vários moradores, além de trazer uma boa qualidade de vida, a água iria trazer inclusive uma saúde de maior qualidade para o pequeno povoado.
SEM ESCOLA, AS CRIANÇAS ACABAM FICANDO SEM EDUCAÇÃO.
Para ajudar no aprendizado das crianças do povoado, os vereadores contam que uma senhora teve que arrumar um cantinho em sua própria casa para ensinar pelo menos na alfabetização dos alunos. Eles dizem ainda que a bondade da moradora, custou R$ 100,00, mensais dos cofres públicos, que a prefeitura paga por mês, por uma gratificação.
SEM ESTRADA, OS MORADORES FICAM SEM ATENDIMENTO DE SAÚDE
Um morador que cortou o pé, só recebeu atendimento especial, após a visita dos vereadores e que após a denúncia na Câmara, uma equipe apareceu no local para prestar atendimento médico, e encaminhar o mesmo a uma unidade de Saúde da capital.
Te segura Invalido!!!
ResponderExcluirEpa vem aí a rapina 3 especialmente para Rosário! Cadeia para ivaldo e seu bando.
ResponderExcluirÉ uma pouca vergonha e o pior que esse demônio ainda quer reeleição.
ResponderExcluir