Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Revitalização do Itapecuru será tema de encontro

Foto: Desmatamento das matas ciliares do Rio Itapecuru em Rosário / Renato Waquim


Hoje (04) e amanhã a revitalização da bacia hidrográfica do rio Itapecuru discutida em seminário internacional promovido pelo governo do estado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Hoje e amanhã a revitalização da bacia hidrográfica do rio Itapecuru discutida em seminário internacional promovido pelo governo do estado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. O evento será realizado no Pestana São Luís Resort, com a participação do governador Jackson Lago.

Durante o evento, que reúne representantes de organizações nacionais e internacionais, será apresentada uma proposta do governo maranhense com os princípios, objetivos, estratégias e linhas de ação preparadas para o programa de revitalização da bacia.

O programa foi elaborado em parceria com a contribuição de dirigentes e técnicos das secretarias de Estado e instituições públicas, como as universidades federal e estadual, somada à participação de organizações não-governamentais e agentes de movimentos sociais. Para a formulação do documento foi criado o Grupo de Trabalho da Cooperação Internacional (GTCI), vinculado à secretaria de Planejamento.

“Essa iniciativa é inédita, o primeiro desse porte que conta com o apoio da ABC, um órgão do Itamaraty que trabalha propostas de cooperação internacional”, declarou Beatriz Bissio, assessora de relações internacionais do governo.
Beatriz também informou que a proposta é considerada inovadora pela sua apresentação. “Geralmente, a ABC apresenta a proposta de cooperação de maneira individual para cada organização, aqui estaremos reunindo todos os possíveis parceiros, numa ação conjunta, esperando o engajamento no nosso projeto”, explicou.
Beatriz disse que a iniciativa é fundamental para reverter a crítica situação em que se encontra o rio Itapecuru. “Se não houver uma ação imediata para recuperação da bacia do Itapecuru dentro de cinco anos vamos sofrer um colapso no abastecimento de água em São Luís”, ressaltou.

PRIORIDADES
Outro aspecto que considera importante é o fato de que o programa estadual de revitalização da bacia do rio Itapecuru não prioriza individualmente as ações a serem realizadas, mas as vertentes prioritárias como Meio Ambiente, Saúde, Social, Educação, entre outros, estão concebidos de forma que se completam.

O evento deve contar com a presença de representantes do Banco Mundial, Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Fundo das Nações Unidas para Agricultura (FAO), Agência das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Agência Internacional de Cooperação Japonesa (Jica), embaixada de Israel, Agências Espanha, França e Itália e Organização dos Estados Ibero-Americanos, além da sociedade civil organizada, outros representantes de instituições nacionais e do Maranhão.



RIO ITAPECURU
Possui aproximadamente 1.500km de extensão, nasce no sul do Maranhão, corre para leste e em Rosário deságua na baía de São José, no golfo Maranhense. A largura do rio varia de 50 a 120 metros. Abastece 85% da população de São Luís, além de outras cidades.

A bacia do rio Itapecuru se estende a leste do Maranhão, ocupando considerável área de sul a norte, em terrenos relativamente baixos e de suaves ondulações. Constitui-se num divisor entre as bacias do Parnaíba, a leste, e a do Mearim, a oeste. Seus principais afluentes são os rios Alpercatas, Corrente, Pucumã, Santo Amaro, Itapecuruzinho, Peritoró, Tapuia, Pirapemas, Gameleira, Codó, Timbiras e Coroata.

O Rio Itapecuru é formado por 52 municípios, todos abaixo, no “ranking” dos 20 municípios de maior IDH e uma população estimada de 3 milhões de habitantes (IBGE 2007). É a maior bacia em extensão, com 1.090 km, onde o rio principal abastece aproximadamente 60% da população maranhense. Ocupa a segunda maior área territorial, com 54.300 km², com predomínio do bioma Cerrado, o qual possui apenas 29% da vegetação nativa remanescente, 500 mil hectares de áreas sem vegetação, 900 km de cursos d’água desprotegidos e 40% do território suscetível à erosão.

O rio Itapecuru tem sido bastante assoreado e com as coberturas vegetais ciliares danificadas em quase todo o seu percurso. A forma como vem sendo praticada a agricultura naquele e nos demais municípios maranhenses, sem qualquer preocupação com a degradação dos recursos naturais, onde as margens dos córregos de água são desmatadas e cultivadas com lavouras ou mesmo em pastagens, têm contribuído para este processo de devastação.
Share on Google Plus

About RN

2 comentários:

  1. Primeiramente parabéns pela coragem de denunciar o desmatamento, acompanho o RN a um tempo e tenho visto várias matérias sobre meio ambiente, moro em Bacabeira e me revolto vendo os caminhões carregados de torras que vem daí de Rosário. Engraçado que estes caminhões com madeira ilegal do Rio passam na porta da delegacia. A polícia já foi acionada para combater isso e no entanto não faz nada, será que estão pagando o delegado para deixar passar?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.