Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governador cria comitê gestor de revitalização da bacia do Itapecuru

O governador Jackson Lago encerrou o seminário “Cooperação Internacional e Desenvolvimento do Maranhão – Revitalização da Bacia do Rio Itapecuru”, na noite da última quarta-feira, no Pestana Hotel, em São Luís, anunciando a criação do comitê gestor de revitalização da Bacia do Rio Itapecuru. “Estamos dando os primeiros passos na institucionalização desse programa”, disse Jackson Lago.

Na solenidade de encerramento compuseram a mesa, além do governador do Estado, o assessor especial da Presidência da República, Alberto Bayma; o diretor da Agência Brasileira de Cooperação, o embaixador Luiz Henrique Freire; o diretor da Agência Nacional das águas, ANA, José Machado, a representante oficial do Pnud – ONU, Érica Machado; a secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal.

Segundo o diretor da Agência Nacional das águas (ANA), José Machado, o programa do Governo do Estado do Maranhão converge com a missão da agência e alguns programas, em especial dentro do Território da Cidadania, programa lançado pelo Governo Federal para alavancar os municípios mais pobres do país.

Machado disse que a ANA se sente convocada a participar dessa Empreitada de revitalização da Bacia do Itapecuru. Afirmou que haverá recursos apostos pelo Banco Mundial para o projeto.

Segurança - Ainda durante o encerramento do evento, que contou com a participação de representante de quase vinte organismos internacionais, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Cidadã, e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da ONU.

O acordo de cooperação técnica vai garantir o desenvolvimento da área da segurança no Estado, pelos termos do acordo serão repassados recursos no valor de R$ 16 milhões dentro dos próximos três anos para custear programas como a linha de microcrédito para mulheres de apenados, garantindo assim suas independências e sobrevivências.

Além de melhorarem a qualidade de vida delas e de suas famílias. Segundo a secretária de Segurança Cidadã, Eurídice Vidigal, o acordo de cooperação vai possibilitar a implantação do sistema único de segurança cidadã no estado do Maranhão, um projeto prioritário do presidente Lula. Para a secretária, a comunidade vai observar de uma forma direta a intensificação dos programas de planos locais de segurança. Os recursos serão utilizados no treinamento em policiamento comunitário.

A oficial do programa do Pnud-ONU, Érica Machado, explicou que a cooperação técnica com o Maranhão visa atender ao Estado que apresenta os mais baixos índices de desenvolvimento do país, e isso pode refletir nos índices de violência.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.