Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Governador abre Conferência Estadual de Juventude

Aproximadamente 700 jovens representantes de entidades juvenis e estudantis de quase a totalidade dos municípios maranhenses.


Em meio à efervescência peculiar aos jovens, o governador Jackson Lago abriu, na noite desta sexta-feira (28), a Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, que acontece até domingo (30), no Ginásio Costa Rodrigues. O evento é uma realização do Governo do Maranhão, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude.

Aproximadamente 700 jovens representantes de entidades juvenis e estudantis de quase a totalidade dos municípios maranhenses estão participando da conferência. Nela serão eleitos os delegados que participarão da edição nacional do evento, que acontece de 27 a 30 de abril.

Participaram da abertura representantes da Secretaria Nacional de Juventude, dos Ministérios do Trabalho e do Esporte, do Fórum de Gestores Municipais de Juventude, do Conselho e Fórum Estadual de Juventude, entre outros órgãos. Estiveram presentes, ainda, o deputado federal Ribamar Alves e o deputado estadual, Rubem Júnior.

Para o governador Jackson Lago, o evento representa um momento muito especial no qual a juventude se organiza através da sua própria secretaria para discutir sua realidade, necessidades e apresentar suas prioridades. Ele acrescentou que governo vai ouvir e somar esforços para trabalhar no sentido de atender as demandas apresentadas. "Vamos definir as ações e construir os caminhos que devemos seguir para oferecer o que nossa juventude quer e precisa", frisou o governador.

O secretário de Estado de Esporte e Juventude, Weverton Rocha, disse que a conferência vai ficar para a história do Maranhão, por ser a primeira a abrir o diálogo com esse público e por se constituir em um espaço aberto, democrático, onde a prioridade é o diálogo entre a sociedade civil e poder público.

Na conferência será elaborado o Plano Estadual de Juventude, no qual serão estabelecidas as políticas públicas, através das próprias demandas oferecidas pelos participantes. "A juventude quer participar desse processo de discussão. Os jovens querem ser ouvidos. Eles não buscam por favores governamentais, mas sim ações efetivas", frisou o secretário.

A Conferência Estadual foi precedida por 15 pré-conferências, 12 conferências livres, 42 conferências municipais e 7 conferências regionais.
"Queremos políticas públicas com a nossa cara e que respeite a diversidade da juventude maranhense", disse Dayana Roberta, representante do Fórum Estadual de Juventude.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.