As convenções que decidirão coligações partidárias e lançamento de candidaturas acontecem em junho. Com a chegada desse mês todos os dirigentes de partidos em cidades como Bacabeira e Rosário percebem a batata quente que está em suas mãos. Em Rosário, por exemplo, as disputas prometem esquentar os bastidores nas rodas de política. Já em Bacabeira muitas surpresas estão por vir, mas o importante mesmo é que as próximas eleições não serão iguais às outras. E os partidos destes municípios prometem realizar a maior disputa eleitoral do Maranhão.
FRIGIDEIRA POPULAR
Com a súbita consciência que aparentemente se formou. Vários pré-candidatos foram “queimados” ao longo dos últimos meses. Em Rosário, por exemplo, o PTC, partido do líder do governo na Assembléia, teria lançado o nome do empresário Marcos, e foi o primeiro partido a abandonar o sonho de lançar candidato a prefeito. Depois foi a vez do PV da ex-vereadora Graça Botentuit. A decisão de Graça de não disputar mais a prefeitura de Rosário, acabou “fritando” as candidaturas de varias lideranças que o acompanhavam em sua trajetória rumo ao Palácio Ivar Saldanha. Em seguida foi a vez do DEM, onde deveria apresentar o então ex-prefeito Raimundo João Saldanha Neto, que depois que se ofereceu pra Deus e o Mundo acabou caindo nas graças de seu maior adversário político(o Prefeito Ivaldo). O PMDB bem que tentou emplacar o nome do ex-prefeito de Bacabeira, mas pelo visto ficou mesmo só no quase(a Justiça e os Tribunais não permitem com a Lei de Inegibilidade). O PDT existe apenas a indecisão enquanto os outros grupo se organizam, o partido continua pisando em ovos. No PT pelo visto não apresentará candidato forte o suficiente para enfrentar uma majoritária, pelo visto Frank Douglas acertou ao afirmar que o partido deveria mesmo era coligar com o PCdoB. O PSB mesmo com dois vereadores de Ivaldo, são eles o Necó e Misteria, deverá se coligar com o PRP de Bimba se depender do lider do partido no Estado o Deputado José Lima e portanto dificilmente o partido irá se coligar na campanha com Ivaldo ou lançar candidato a prefeito. Será que faltou algum? A sim quase iria esquecendo a frigideira do PTB do prefeito Ivaldo e do presidente da Câmara o Dako. Bom, esse ai eu deixo que a própria população decida, já que atualmente ficou uma mistura, com todo tipo de coisa junta.
QUEM TEM “PÉ-QUENTE” E PODERÁ DAR O TOM?
Articulados mesmos estão quatro dos seis candidatos que sonham com a vitória na majoritária. Pelo menos o grupo do PRP, PSDB, PCdoB e PSDC estão começando a cair na graça popular. Veja os detalhes de cada um.
PRP: Apresentando o nome de Marconi Bimba Carvalho de Aquino, o partido conseguiu reunir pelo menos sete partidos em seu grupo. Bimba que já foi vereador, prefeito e gestor regional da agricultura no Governo Zé Reinaldo, deverá sair com um forte vice, além do apoio de dois grandes deputados que fazem parte do grupo político que ele comanda: Sendo um federal e outro estadual.
PSDB: Possui um candidato com uma trajetória política que chama bastante a atenção da população. O partido apresentou o nome do vereador Silo para disputar as eleições majoritárias. Os tucanos dizem que já despertam interesse de vários outros partidos que “fritaram” o sonho de disputar uma eleição de prefeito.
PCdoB: Vem despertando o interesse de líderes no Estado, e a quem diga que o partido faz parte dos planos do Frente de Libertação. Os comunistas apresentaram Irlahi Linhares para sucessão de Ivaldo em Rosário.
PSDC: A grande surpresa das eleições deverá parti deste partido, é que segundo informações o pré-candidato do partido, o Calvet Filho com apenas 24 anos de idade, vem despertando interesse inclusive de alguns senadores do Maranhão.
Pois é enquanto todo mundo articula o PDT que poderia fazer Orlando prefeito de novo pelo visto deverá eleger Chagas Aragão ou o vice-prefeito Joaquim Neto. Adios PDT! Escreve aí o PC do B deverá se unir com o PSDB formando a chapa Irlahi/Silo. E o PT por cusa de seu estrelismo será relachado pelos comunistas.
ResponderExcluirCalvet Filho tô passado achava que ele seria era candidato a vereador, mas pelo visto o cara é raio e em vez de lavar roupa suja como outros candidatos mostra que tem seriedade, projetos, vontade politica, militancia e é por isso que está ameaçando a campnha de Bimba. Parabéns Filho.
Josué Monteiro de Santa Rita-MA.
É silo e Irlahi juntos pode escrever!!! Os únicos partidos ligados ao gov. do estado que estão articulados.
ResponderExcluirVai dar é bimba sio.
ResponderExcluirFlw.
Se bimba tomou o pp de ivaldo pq não tomaria o psb de necóburro e besteira? Ué esses vereadores maria vai com as outras não tem carater e nem força politica para comandar o partido na cidade. O deputado Lima vai fazer a festa e constrangir os nobres vereadores invalditas.
ResponderExcluirRapaz Graça se vendeu p/ Ivaldo com fez R. J. Saldanha, pena que atitude de Graça acabou com a pr´-candidatura de novas lideranças como o Jefferson de Jesus.
ResponderExcluirO grande problema de Rosário depois de ivaldo e sua trupe se chama Sílo, ele salvou bimba quando era presidente da câmara e agora por último salvou R. João Saldanha... Depois de Ivaldo´é Sílo o cara que mais aprontou.
ResponderExcluirJefferson é candidato, ele é de outro partido e não PV.
ResponderExcluirRapaz o PDT ta mais pisando em ovos do que cego em galinheiro.
ResponderExcluir