Todo Domingo de Páscoa acontece o Sítio do Judas na região da Bacural/Vila São Domingos a cerca de duas décadas, foi trazida do Ceará por moradores e já virou tradição em Rosário, ontem dia 23 de março milhares de pessoas acompanharam o evento.
A brincadeira começa ainda durante a manhã quando é montado o sitio, num terreno a margem da Rua General Lott, recebendo dos respectivos proprietários a licença para malhar o Judas uma maneira bem diferente. Durante a tarde tem inicio a “Procissão do Judas” quando um grupo de moradores da redondeza percorre as localidades próximas pedindo prendas num cortejo muito animado ao som de batucadas, o Judas vai dentro de uma rede onde devem ser colocadas as doações e como manda a tradição quem nega a doação poderá ter problemas nas vendas no resto do ano. No ínicio da noite a comissão termina de arrecadar os alimentos, bebidas e objetos que são armazenados enquanto moradores fazem suas inscrições para participar da brincadeira.
O Sítio de Judas é um ciclo cercado de mato, com uma entrada principal de dois metros e no centro é erguido um mastro de aproximadamente seis metros onde é dependurado o boneco de Judas, na base é uma grande mesa para depositar todas as doações. Os Vigias são soldados geralmente mascarados que vão proteger o Sítio do Judas contra a invasão dos “Ladrões” que são aqueles quem tentam roubar a todo custo às doações.
Os Vigias geralmente vestem fantasias com máscara de couro ou papelão e sua arma é um chicote ou pedaço de corda amarrada na mão. Já os “Ladrões” usam uma roupa que tem como principal objetivo a proteção, geralmente são de saco, plástico ou pano que encobrem lençóis ou espuma e na cabeça uma mascara geralmente de pano ou papelão.
Ao soar de um apito os “Ladrões” recebem autorização para roubar as doações que são constantemente colocadas à mesa e é neste momento enquanto eles correm para o centro que os vigias entram em ação autorizados a impedir o “roubo”. É proibido chicotear a cabeça dos “Ladrões” ou dar nó na corda, o som do açoitamento impressiona a multidão que acompanha tudo ao redor do sitio.
No final acontece leitura do testamento do Judas e em seguida a invasão do Sitio quando o boneco de Judas é derrubado e esquartejado. Com as doações de comidas, bebidas e outros produtos a festa rola a noite inteira com o forró-pé-de-serra.
Confira imagens do Sítio do Judas em Rosário 2008:
Nem sabia que existia isso em Rosário! Nossa! Que legal! Parabéns pela cobertura Renato.
ResponderExcluirBjos.