Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Agências internacionais destacam pioneirismo do governo na realização de seminário

Os representantes das agências internacionais de cooperação técnica destacaram a iniciativa pioneira do Governo do Estado em ter realizado o Seminário de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Sustentável do Maranhão - Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru. O elogio se deve ao pioneirismo do governo em organizar um evento de magnitude, fato enaltecido até pelo representante do Itamaraty, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores e parceiro na promoção do seminário.

Durante os dois dias do evento, que aconteceu na terça e quarta-feira no Hotel Pestana, o governador Jackson Lago participou ativamente das palestras e debates realizados com a participação de organismos nacionais e internacionais. O evento também contou com a presença do secretariado, de técnicos estaduais e de representantes das comunidades que vão ser beneficiadas com a revitalização da Bacia do Rio Itapecuru.

Um dos pontos principais do evento foi a exposição feita pelos representantes de agências internacionais de cooperação técnica, que detalharam a atuação que têm em todo mundo, particularmente no Brasil, e mostraram os canais pelos quais poderão vir a ser parceiros de projetos em diversas áreas no Maranhão.

Um dos representantes internacionais que falou sobre o papel deste tipo de organismo foi o da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Yoshihito Miyamoto, que agradeceu ao governador por ter realizado o seminário e procurado intercâmbio com os organismos internacionais. Miyamoto detalhou os projetos realizados no Brasil e manifestou interesse em participar do programa de revitalização do Rio Itapecuru, uma vez que esta agência tem mais de 20 anos de atuação no país, com mais de cem projetos financiados.

Lençóis maranhenses – Quem já possui parceria com o Maranhão na área de financiamento de projetos sociais é a Agência de Cooperação Espanhola, cujo representante, Alejandro Muñoz, também agradeceu ao governo pela iniciativa e anunciou que existe um acordo formal entre Brasil e Espanha, batizado de Plano Estratégico, cujo objetivo principal é a erradicação da pobreza, especialmente no Nordeste, região que tem os menores Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH). A entidade é parceira de um projeto de turismo sustentável que está sendo realizado pelo Governo Federal em Barreirinhas, que foi beneficiada também com a construção da Casa do Turismo.

De acordo com o governador Jackson, a preocupação do governo em relação ao Rio Itapecuru “vai além da questão da água tratada e do esgotamento sanitário, pois envolve milhares de famílias que dependem economicamente de seu potencial. É cerca dois milhões de pessoas, quase um terço da população maranhense, envolvendo 52 municípios”. O programa de revitalização da bacia proposto pelo governo integra um conjunto de ações em todas as áreas: saúde, educação, saneamento, agricultura, etc. e no encerramento do seminário o governador anunciou a criação do Comitê Gestor de Revitalização da Bacia do Rio Itapecuru.

Um das coordenadoras do seminário, a assessora de relações internacionais, Beatriz Bissio, confirma que os organismos nacionais e internacionais enalteceram o pioneirismo da realização do evento por um governo estadual, com a participação de um grande público, de representantes do Governo Federal e dos organismos internacionais. Ela disse que o seminário, que começou a ser preparado há um ano, só obteve sucesso em função da credibilidade que tem o governador Jackson Lago, o que motivou os parceiros a acreditar no projeto apresentado naquela época.
Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.