Blog de Notícias de Rosário-MA e Região.


Prefeitos fazem avaliação positiva do Carnaval Consorciado 2008

Por Wellington Rabello

Milhares de foliões pelas ruas, famílias se divertindo unidas, brincadeiras populares fazendo a festa, animação e muita segurança. Esse foi o cenário observado nos 29 municípios que participaram do projeto Carnaval Consorciado, idealizado pelos consórcios intermunicipais AGE, que reúne municípios da região Munim/Lençóis, e Conlagos, que congrega municípios da região dos Lagos Maranhenses, com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secma), na pessoa do secretário Joãozinho Ribeiro. Além da satisfação deixada em todos os foliões, o Carnaval Consorciado agradou principalmente os gestores municipais que puderam proporcionar uma festa alegre, saudável e tranqüila para seus munícipes e às pessoas que visitaram seus municípios durante os quatro dias de carnaval.

Região do Munim/Lençóis – Para o prefeito de Humberto de Campos, Ribamar Fonseca, o carnaval representa hoje para a região do Munim/Lençóis um símbolo de unidade e valorização da identidade de seu povo. Ele disse que Humberto de Campos teve o maior carnaval de sua história, atraindo um público extraordinário e mantendo sempre muita irreverência com seus blocos organizados, apontando como um dos destaques o Bloco da Porongagem.

Icatu teve seu ponto alto no domingo de carnaval, quando foi realizado o desfile no corredor da folia, com escolas de samba, blocos organizados, do próprio município e dos vizinhos Axixá e Morros, reunindo em torno de 15 mil pessoas. Um outro dia que marcou o carnaval de Icatu foi a quarta-feira com a festa realizada no povoado Itatuaba, também concentrando um grande público. “Os municípios mostraram para o Maranhão que é possível, por meio da cultura, demonstrar a sua força política e a força do seu povo”, resumiu o prefeito Juarez Lima, que também é o presidente da AGE Consórcios.

Em Presidente Juscelino o destaque foi para o Bloco da Seiva que fez um grande arrastão durante todos os dias do carnaval. O secretário municipal de Cultura, Pedro Júnior, disse que, com a organização consorciada, a tendência do carnaval em Presidente Juscelino é de promover o crescimento do turismo, gerando uma economia consistente na região.

O carnaval em Axixá foi marcado pela descentralização do circuito municipal, promovendo desfiles de escolas de samba e blocos organizados na sede e nos principais povoados, como Centro Grande e Santa Rosa. Rosário foi um outro município que teve seu ponto alto na quarta-feira, pois aconteceu a tradicional Micarroça, levando para as ruas carroças irreverentes com suas alegorias, ladeadas de uma grande multidão.

Já em Vargem Grande ficou comprovado que o carnaval do município é um dos maiores do Maranhão, principalmente porque foi realizado durante uma semana inteira. “A festa em nosso município foi marcada pela maratona dos foliões, pois começou ainda na quarta-feira, 30 de janeiro”, ressaltou a prefeita Aparecida Ribeiro.

Região dos Lagos – A segunda-feira de carnaval foi o dia que marcou as festas de momo no município de Pindaré-Mirim, quando aconteceu um grande arrastão pelas ruas da cidade com a reunião de 20 mil pessoas. Para o prefeito Henrique Salgado, os municípios de mãos dadas vão crescer todos juntos e, que, uma demonstração dessa união foi o Carnaval Consorciado. “Considero o carnaval de Pindaré, atualmente, uma referência para a Baixada e para todo o Maranhão, pois alegrou não só seus moradores, mas também muita gente de São Luís”, disse Henrique Salgado.

O carnaval de Penalva, que já é tradicional na Baixada, teve como uma de suas marcas a presença de grandes brincadeiras de São Luís, como o Bicho Terra. Matinha, por sua vez, foi marcada pela grande concentração popular. Já Vitória do Mearim teve como destaque o Jegue Boi, que reuniu cerca de cinco mil pessoas.

Alguns municípios da região dos Lagos preferiram não fazer o carnaval nos quatro dias tradicionais e realizaram festas pré-carnavalescas, como foi o caso Palmeirândia e Bacurituba. Nessas cidades os prefeitos optaram por investir no sábado e domingo magro para não competir com o carnaval de São Bento. “Nosso carnaval é sucesso porque traz um diferencial que é a sua antecipação, servindo para abrir as festas de momo em todo o Maranhão”, afirmou Nilson Garcia, prefeito de Palmeirândia.

Brincadeiras locais foram os destaques nos municípios que participaram do Carnaval Consorciado


Jardineira animou a terça-feira de carnaval, em Arari


Arari – Segundo o prefeito Leão Santos Neto, o carnaval de Arari extrapolou todas as expectativas, com a maior concentração popular já vista no município e a participação de 15 blocos organizados, destacando o Tudo Bem, Vai quem quer, Pororoca, Os Vagalumes e Chifratu. O prefeito também fez questão de levar brincadeiras que são destaques na capital, como Bicho Terra, Máquina de Descascar Alho, Vagabundos do Jegue, Jegue Folia, Los Periquitos e a Banda Bandida, que arrastaram os foliões pelas ruas do município.

Na terça-feira de carnaval, a atração foi a Jardineira, brincadeira cedida pelo governo estadual e que encantou crianças, jovens e adultos. Leão Santos Neto destacou a participação das bandas locais, como a Timbauê, comandada pelo vocalista Guto; a Mano Leão e Banda, Marquinhos Nunes e Banda e a banda Overdose. “As festividades de momo foram marcada pela tranqüilidade, sem registrar nenhum incidente, e também pela geração de renda que proporcionou à população do município”, afirmou o prefeito.

Para o prefeito Leão, o Carnaval Consorciado foi importante porque descentralizou os recursos oferecidos pela Secma, possibilitando aos municípios valorizar suas manifestações culturais e o seu folclore. “Essa foi uma ação democrática do governo do estado, sob a coordenação dos consórcios AGE e Conlagos”, resumiu.

Na opinião do secretário executivo do consórcio Conlagos, Ronald Damasceno, com o Carnaval Consorciado os municípios quebram um paradigma político da cultura do Maranhão, mostrando aos próprios maranhenses que o carnaval no estado possui sua própria peculiaridade com bons produtores culturais e muita criatividade. “Temos um governo que investe, mas o diferencial foi feito pelos municípios que resolveram, por meio da unidade política, construir um processo democrático, participativo e organizado: Carnaval Consorciado da Maranhensidade”, destacou.


Fonte: Jornal Pequeno.

Share on Google Plus

About RN

0 comentários:

Postar um comentário

Blog de Notícias de Rosário e Região


Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.