A juventude no campo está inserida em um cenário alarmante: dos 34 milhões de jovens no Brasil (entre 15 e 24 anos), apenas 5,9 milhões (17%) permanecem no campo. Além disso, outro índice assusta: o aumento do êxodo rural de jovens em busca de trabalho e renda nas grandes cidades.
Com o objetivo de discutir o tema e definir uma política para a juventude será realizado o Seminário da Juventude Rural do Território Vale do Itapecuru nos dias 22 e 23 de janeiro, na cidade de Itapecuru Mirim. O seminário é uma realização da Comissão de Implantação das Ações Territoriais (CIAT) em parceria com a Planeja Consultoria e com a Secretária do Desenvolvimento Agrário (SDT).
O evento contará com a participação de jovens dos 10 municípios que fazem parte do Território Rural do Vale do Itapecuru: Vargem Grande, Nina Rodrigues, Presidente Vargas, Itapecuru Mirim, Miranda do Norte, Pirapemas, Cantanhede, Matões do Norte, Anajatuba e Santa Rita.
Durante o seminário serão apresentados vários projetos voltados exclusivamente para jovens. A Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Maranhão, por exemplo, apresentará programas como Acesso à Terra: “Nossa Primeira Terra” – Programa Nacional do Crédito Fundiário, Acesso ao Crédito Rural: Pronaf Jovem e Programa de Qualificação Profissional: Consórcios Sociais da Juventude Rural.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.