___________________________________
PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ROSÁRIO O VEREADOR SILÓ PROPÕE DEBATE.
Vereador Siló, 47 anos, casado com Ana Clara, pai de dois filhos Renato e Ricardo, eleito por quatro mandatos consecutivos para câmara municipal de Rosário. Colocará o seu nome à apreciação do diretório municipal do PSDB rosariense com vista às eleições 2008 onde pretende concorrer à prefeitura municipal de Rosário. Siló em entrevista ao Jornal de Itapecuru em sua residência fala das suas aspirações.
JI _ Porque o senhor pretende ser prefeito?
Siló -Achei que era um dever candidatar-me para colocar a serviço de Rosário a experiência e a visão que me proporcionaram a função de vereador que exerci por quatro legislaturas e o desejo de ver minha cidade administrada de forma decente. Quero fazer das políticas públicas um instrumento de redenção e de justiça social, romper com as tradições que se acomodam com o clientelismo e populismo, tendo a coragem de quebrar paradigmas e de ousar numa gestão até então nunca pensada para Rosário. Quero ver a participação popular na gestão e nas decisões públicas. Pretendo governar com planejamento das ações e com humildade para receber críticas e podermos assim, aprimorar os acertos e corrigir as eventuais falhas, pois assim resgataremos a identidade local postulada nos interesses da coletividade.
JI - A eleição deste ano pelo que se mostra terá muitos candidatos, como o senhor analisa está disputa?
Siló - O exercício pleno da democracia, porém, eu chamo a atenção é para que o cidadão rosariense possa analisar, pois, estas eleições têm um fator muito importante é que todos os candidatos são conhecidos, uns já foram prefeitos, e vimos o que fizeram e deixaram de fazer o outro ainda está cumprindo o mandato e todos nós estamos vendo, e outros como eu que nunca foram prefeitos. E o que eu peço com humildade é que a população nos dê esta oportunidade de mostrar que com honestidade acima de tudo, se pode administrar bem e respeitando a Lei de responsabilidade fiscal que rege todos os administradores. As necessidades são sempre maiores que as disponibilidades de recursos. Aumento de impostos e taxas não é a melhor e nem sempre é a única solução. As prefeituras devem buscar parcerias com a comunidade e com a iniciativa privada, além, naturalmente, dos governos estadual e federal. Para ser parceira do estado, a prefeitura deve colaborar e articular as ações ao invés de competir. Governar sozinho significa fracasso certo.
JI - Porque o PSDB?
Siló-Ao conhecer os princípios de uma administração tucana e verificar o conteúdo programático do partido, observar na prática como agem seus prefeitos ( inclusive os dois melhores do Brasil em recente pesquisa Brasmarket são do PSDB, sendo o primeiro lugar Beto Richa de Curitiba e o segundo lugar Dario Berger de Florianópolis), deputados, senadores, governadores e presidentes fazendo atuações responsáveis, democráticas e participativas, ficamos encantados com o partido e buscamos reorganizar essa sigla em Rosário sob novo diretório e com novas filiações estamos fazendo crescer em nosso município um partido que já é grande e de ponta a nível nacional, pois já prestou relevantes serviços à nação brasileira como por exemplo o controle inflacionário do país através do plano Real, entre outros.
JI - Sendo evangélico como o senhor pretende administrar a questão do folclore, carnaval e etc.?
Siló -Meu compromisso administrativo é com a democracia. Vou governar para todos sem discriminar as pessoas ou grupos por diferenças de opinião, partido, religião ou qualquer outra diferença social. Minha opção religiosa diz respeito ao meu relacionamento com Deus. Honra-me ser um servo do Deus Altíssimo e ter a vida norteada pela Bíblia, contudo a Constituição Federal assegura o livre exercício dos direitos sociais e individuais o qual inclui que ninguém será privado de seus direitos por motivos de crença ou convicção filosófica. Rosário é um dos municípios maranhenses com maior diversidade cultural, portanto, nós não podemos de forma alguma ignorar isto, o que é certo é que teremos uma secretaria de cultura forte atuante que trabalhará de conformidade com todas as manifestações culturais sem distinção.
JI - Pesquisas brasileiras constantemente mostram que a população prioriza os seguintes temas: segurança, saúde e educação, como pretende encarar estes problemas numa possível administração sua?
Siló - Constitucionalmente a segurança é uma atribuição do Estado, contudo o município buscará parcerias com os Conselhos Estaduais de Segurança e com a população. Temos a certeza que melhorando a qualidade de vida, gerando ocupação à juventude através do esporte; música e artes; promovendo capacitação educacional alternativa; protegendo os jovens das drogas; criando programas de atendimento familiar; potencializando uma Guarda Municipal que agirá não só no centro da cidade, mas principalmente nos bairros periféricos disciplinando o transito e sobremodo intimidando o crime, cremos que assim baixaremos significativamente o índice de violência em Rosário. Sabemos que a mudança de comportamento social está vinculada ao compartilhamento das ações educativas, repressivas e punitivas com a sociedade civil em um modelo simples de atuação e disciplina. Preservar bens e vidas, gerar confiabilidade no cidadão será sem dúvida nosso papel.
Na saúde temos obrigação de garantir o atendimento integral e universal. É fundamental auxiliar no funcionamento do SUS, dando prioridade aos atendimentos médicos, fortalecer a medicina preventiva valorizando o P.S.F., buscando também mecanismos para garantir distribuição gratuita de medicamentos às famílias carentes.
Faremos um levantamento completo do atendimento em saúde preventiva e curativa com os per - capitas de atendimento, mapeando todas as unidades de saúde existentes e suas necessidades para que tenhamos metas consistentes a alcançar. Instalaremos o centro de saúde bucal, o Centro de Apoio Psicossocial, Farmácia Popular e contratação de profissionais em diversas especialidades médicas. Buscaremos através de convênios e ações consorciadas saneamento básico com captação, tratamento, distribuição de água potável, aterros sanitários e unidades de tratamento de resíduos sólidos úteis, buscando também a implantação do projeto SAMU.
Quanto à educação recuperaremos e ampliaremos escolas, construiremos quantas forem necessárias para que possamos alcançar a meta de 100% em atendimento em educação tanto de crianças e jovens como de adultos que não tiveram oportunidade de ingressar numa sala de aula. Buscaremos ensino profissionalizante e graduação para nossos jovens, possibilitaremos ensino regular às crianças com necessidades especiais (inclusão social). Através de parcerias público-privada promoveremos a participação de nossas crianças, adolescentes e jovens em grupos de dança, teatro, música, defesa do meio ambiente, informática e língua estrangeira. Promoveremos capacitação de nossos professores continuamente, regionalizaremos o cardápio da merenda escolar. Buscando assim promover o nível educacional em nosso município e sobremodo preparando nossos estudantes tanto para universidade quanto para vida.
JI - Faça suas considerações finais.
Siló - Finalizo esta entrevista propondo à sociedade civil organizada, através das associações comunitárias, sindicatos, escolas e igrejas, a promoção de debates, pois só assim a comunidade perceberá de fato as verdadeiras intenções de cada pré-candidato, porque entendemos que o processo eleitoral, por intermédio do povo, é a única credencial que nos delegará um mandato para gerirmos os destinos de Rosário. A votação que precisamos conquistar equivalerá tão somente à vontade popular, portanto, jamais nos assustarão candidatos. Pois sob a proteção de Deus e das credenciais de apoio popular, assumiremos este grande desafio outorgado pelo povo para administrar Rosário.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.