Entrevistando a organização do Pela Porco
Por Renato Waquim
Alunos do 5º Período do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão - UFMA fizeram vistas técnicas a cidade de Rosário. As visitas foram dividida em duas partes, a primeira durante o festejo de Nossa Senhora do Rosário e a última no ínicio do mês de Dezembro. Nesta última os acadêmicos conheceram o Pela e Porco na Rede durante as comemorações do Festejo de Nossa Senhora da Conceição, em São Simão também assitiram a uma apresentação da dança do Lelé. Muitos foram os locais visitados como por exemplo, o histórico Forte do Calvário as margens da Cachoeira de Vera Cruz ou ainda o vale do baixo Itapecuru.
Além dos aspectos históricos e culturais levados em consideração para o mapeamento turístico do município. Conceitos como meios de sustentabilidade, serviços turísticos e o potencial das belezas naturais forão identificados em Rosário.
Alguns moradores participaram ativamente como guias turísticos voluntários, entre eles Helton Charles, o aposentado Professor/Diretor Crispim, seu Fram, Isaias Rocha (morador de Bacabeira/jornalista), Barbosa (dono doi Boi de Barbosa) e Renato Waquim. "Com toda a ajuda que recebemos foi possível fazer grandes descobertas! Porém é inacreditável que tantos potenciais turísticos não sejam aproveitados", disse a estudante Lilian Brito, a universitária afirmou também que os orgão públicos da cidade tem poucas informações sobre Rosário.
Durante a vista os alunos da UFMA foram surpreendidos pelo novo processo de migração que estão passando dois bois de orquestra de Rosário que pertencem ao grupo A. "Rosário é terra do boi de orquestra, porém as brincadeira precisam de incentivos e isso quase não acontece no interior, os empresários dão preferência para quem tem sede na capital, por isso o Boi de S. Simão tem transferido nos últimos meses boa parte de seu material para capital, antigamente ficava tudo no barracão localizado no maior povoado rosariense, mas isso não acontece somente em Rosário, é uma tendência estadual, já aconteceu com o boi de Morros e vai acontecer com outros também", afirmou o colunista Isaias Rocha que é integrante da organização do Boi de Periz de Cima/Bacabeira (boi que foi fundado em Rosário antes da emancipação bacabeirense).
Os resultados das pesquisas de campos levarão a produção de um inventário da oferta turística para subsidiar a elaboração de um plano de desenvolvimento turístico. A visita técnica proporcionou o conhecimento da realidade do foco, no caso Rosário-MA.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.