Machado Júnior (Colaboração)
Agência Assembléia
A deputada Eliziane Gama (PPS) criticou na tribuna da Assembléia Legislativa alguns pontos nas ações da Polícia Federal, no estado, durante a "Operação Rapina", que investiga fraudes e desvio de dinheiro público em prefeituras do Maranhão e Piauí.
Eliziane revelou que defende amplamente o, segundo ela, extraordinário trabalho da PF no combate à corrupção, mas teme que alguns excessos da instituição policial judiciária nas suas últimas investigações acabem maculando a imagem dos municípios e prejudique a tão sonhada municipalização.
A deputada usou como exemplos em seu pronunciamento dois discursos: um do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que faz uma ampla avaliação do trabalho da Polícia Federal e fala dos excessos de determinadas autoridades da própria polícia, e o outro do senador José Sarney (PMDB-AP) sobre o Caso Lunus, onde ele acusa toda a operação de ter sido uma manobra política.
“Eu uso esses comentários, pois como declarou o Jarbas Vasconcelos, infelizmente em alguns casos o que deveria ser exceção tem se tornado regra. Não podemos aceitar exageros de qualquer tipo de autoritarismo”, disse.
De acordo com Eliziane Gama, os excessos cometidos nas investigações são diversos: o vazamento da quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico - muitas vezes estes tem seu devido respaldo - esclarece a parlamentar; a apreensão de materiais que não tem nada a ver com a investigação em curso, a colocação de algemas em acusados que não oferecem resistência ou ameaça.
“Como afirmou a OAB, ninguém está acima da lei, nem a polícia, nem a magistratura, nem advocacia, todos devem cumprir o ordenamento legal”, comentou.
Segundo a deputada, a justificativa de que esses excessos são em prol do bem comum é preocupante, pois devemos preservar e obedecer primeiramente os direitos constitucionais. “Eu acho que o trabalho da Polícia Federal, excluindo-se, esses excessos têm sido realmente muito importante para população, mas a minha preocupação que me traz aqui é que esse tipo de ações acabe prejudicando a imagem dos municípios e o sonho de todos nós, que é a municipalização”, declarou.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.