No último dia 14 a Câmara Municipal de Rosário realizou audiência pública sobre segurança pública em atendimento a requerimento do Vereador Pedrosa Filho que presidiu a reunião, estavam presentes o Vereador Hamilton Misteira, Dako e Silo. Como palestrantes estiveram o Cel. Reinaldo Filho Sub-chefe do Estado Maior da Policia Militar do Maranhão, Cel. Getúlio Silva Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Cidadã e Raquel Abreu Coordenadora de Planos Locais da Secretaria de Segurança Cidadã. Além do Major Donge Comandante da 7ª Companhia Independente de Rosário.
Segundo o Cel. Getúlio, “o sistema de Segurança está estrangulado com cadeias super lotadas é que a única opção e a segurança cidadã com educação dos jovens e é este modelo de educação que o governo Jackson está buscando para todo o Estado”. E “O governo está buscando parcerias com a iniciativa privada e com as demais secretarias e a comunidade, pois apesar do investimento já feito neste inicio de governo precisamos de mais aparato para resolver os problemas. Temos projetos já em andamento e com ótimos resultados tais como: curso de policia comunitária para 1.150 pessoas sendo que 400 destas pessoas eram pessoas da comunidade e a comunidade de Rosário teve participação relevante”. Finalizou dizendo, “o policial é um cidadão comum que não foi trinado para espancar ou matar mais para respeitar a ser respeitado”.
Para o Cel. Reinaldo Filho, “a policia só é cidadã quando respeita os direitos do cidadão e que o governo tem que investir em uma política de segurança voltada para o cidadão, e a comunidade tem que denunciar a criminalidade que está a sua volta ou na vizinhança pode ser ele civil ou militar o que não admitimos é bandido de farda”.
Para a Coordenadora de Planos Raquel Abreu, “Com o diagnóstico das comunidades e envolvimento das comunidades é que conseguimos implantar os planos locais de segurança, muitos são os programas que dão sustentação aos planos locais que ora estamos executando, vale ressaltar alguns como: PROERD entre outros.
Para o Major Donge Comandante da 7ª Cia. Da PMMA de Rosário, “temos conseguidos muitos avanços aqui em Rosário o combate à criminalidade, principalmente as gangues juvenis formados nos bairros da periferia é uma realidade, temos a rota ostensiva e programada, porém precisamos de maior efetivo para melhor atender as necessidade dos 18 municípios que estão subordinados a esta companhia”.
A audiência que começou com certo atraso foi então encerrada e agendada uma outra para o dia 18 de Janeiro em local ainda a ser determinado.
Fonte: Jornal de Itapecuru.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.