O Movimento pretende abrir a caixa-preta em que se tornou a UEMA, onde muitos enriquecem, tornam-se deputados e a comunidade universitária continua a estudar em condições precárias. Só uma auditoria nas contas da UEMA poderá esclarecer esse desnível.

Com um orçamento anual de fazer inveja a muitos municípios por aí, a Universidade Estadual do Maranhão deveria ser umas das mais equipadas do Estado, se cumprisse o percentual de 5% do orçamento para o ensino superior como manda a Constituição Estadual. Mas não é isso que acontece. “A Universidade está sucateada. Laboratórios fechados, falta de livros, falta de pincéis para as aulas, entre tantos outros problemas que são a causa de nossa indignação. Isto tudo nos levou a realizar esse movimento.
John Cutrim, um dos líderes do movimento, defende a apuração de irregularidades das três últimas gestões
O objetivo do abaixo assinado é apurar supostos indícios de irregularidades nas duas últimas gestões e inclusive na atual, uma vez que com tantos recursos, ainda sim os cursos funcionam com uma estrutura precária e falta até água nos prédios, a exemplo do está acontecendo no curso de Agronomia.” Destacou, John Cutrim, um dos líderes do Movimento. A realização da auditoria revelará o destino de todos esses recursos.
Os CENTROS e DIRETÒRIOS ACADÊMICOS (CA’s e DA’s) de Ciências Sociais, Biologia, Administração, História, Medicina Veterinária e Física, Engenharia de Pesca,Pedagogia, Matemática encabeçam a iniciativa. O movimento “Auditoria Já” pretende conseguir o apoio do ministério público e, sobretudo da sociedade maranhense afim de que possam ser esclarecidas todas as suspeitas de enriquecimento ilícito de alguns gestores e o sucateamento da Universidade.
A Autonomia Universitária, eleições para representantes discentes nos Conselhos Superiores, eleições diretas para todos os cargos da Uema, concurso público para provimento de cargos, prestação de contas de todos os gastos na página da UEMA na Internet, discussão com os seguimentos na reestruturação administrativa, construção da área de vivência no Campus e de prédios para as licenciaturas também são pontos que precisam ser debatidos com a reitoria da instituição.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.