I Semana Estadual de Juventude / MPL rouba a cena no evento / Até MV Bill defendeu MPL-MA
Durante a semana passada entre 23-27 o Centro Histórico de São Luís recebeu a Semana Estadual de Juventude, uma realização do governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude. O evento visou principalmente identificar políticas públicas para esse segmento no Estado e reuniu jovens de todas as regiões do Maranhão e sociedade civil, além de representantes de ministérios e de órgãos públicos do Maranhão.
Delegações de aproximadamente 90 municípios maranhenses se fazeram presentes à Semana Estadual de Juventude. A maioria delas formada por jovens integrantes de entidades juvenis que integram o Fórum Estadual de Juventude (Fejma), que durante o evento participarão das mais diversas palestras, conferências, seminários, oficinas, mini-cursos, mesas redondas, entre outras atividades.
As discussões acerca das políticas públicas para a juventude resultaram no Plano Estadual da Juventude, que será entregue ao governador Jackson Lago. As diretrizes contidas no trabalho vão nortear políticas públicas para os próximos 10 anos. “O governo está abrindo as portas para discutir, enfrentar e detectar os problemas do segmento. Somente desta forma podemos buscar soluções para tantas décadas de atraso e esquecimento das políticas públicas direcionadas aos jovens maranhenses”, frisou Weverton Rocha.
Um grupos de estudantes do MPL-MA, entre eles Amanda Dutra de Comunicação Social-UFMA, Renato Waquim de C. Biológicas-UFMA e um grupo de estudantes de Penalva-MA conseguiram sobre pressão colocar o Passe Livre entre as metas apresentadas pela sociedade civil ao Governador Jackson Lago no Plano Estadual da Juventude. "É apenas uma das formas de reivindicar oficialmente ao governador para que as leis sejam respeitadas, entre elas as que garantem o transporte gratuito aos estudantes", disse Renato Waquim.
Ainda no evento foi lançado a Central Única das Favelas do Maranhão (Cufa), que terá como objetivo fazer com as comunidades carentes se organizem e tenham as condições de lutar por seu direitos sociais, proporcionando aos jovens mais espaço e incentivo para explorar suas potencialidades.
Após a solenidade oficial de abertura do evento, os participantes estudantes se concentraram na praça do Reviver, onde participaram de uma festiva programação cultural, com a apresentação do Boi de Maracanã e Tambor de Crioula. Antes, houve também uma pequena apresentação do rapper maranhense, o Profeta de Balsas. Na sexta-feira, 26, aconteceu a presença/visita do rapper e ativista social, MV Bill, que ministrou palestra e encerrou sua presença com um show de rap no Ceprama.
Eleito como o Complexo da Juventude, os diversos auditórios e espaços culturais do Centro Histórico do Reviver abrigaram toda a programação entre 23-27. Foram realizadas muitas palestras, oficinas, workshops e exposições dos programas estaduais e federais direcionados para a juventude”, enfatizou o secretário Weverton Rocha.
A idéia foi colocar a Semana da Juventude no calendário de eventos do Maranhão e que os auditórios e espaços culturais da região fossem aproveitados para o desenvolvimento de atividades permanentes para o segmento.
Rosário foi represetada por duas entidades, o Jovens Vigilantes, PDT Jovem (Juventude Socialista de Rosário) e CEJOVEM. No total foram cinco representantes rosarienses oficialmente inscritos no evento.
Roubando a cena - Mas o grande destaque da Semana Estadual da Juventude veio da sociedade civil, foi o lançamento do movimento pelo passe livre no Maranhão, durante todos os eventos por várias vezes manifestações de apoio ao MPL-MA aconteciam e de forma espontânea/pacifica.
Até o MV Bill em sua palestra defendeu o passe livre apesar de estar ao lado do secretário Weverton Rocha (que um dia antes ao criticar o Passe Livre foi vaiado por alguns minutos e interrompido pelas musicas do passe livre). Mv Bill elogiou o lançamento do Movimento Passe Livre no Estado mais pobre do país, destacou a experiência no Rio de Janeiro, "o passe livre é uma tendencia nacional (...) É um direito incotestavel, não existem argumentos contrários", afirmou rapper mais famoso do Brasil.
Jovens representantes de várias cidades/regiões do Maranhão declaravam apoio ao passe livre (sem dúvidas foi uma comoção nunca vista no estado em um dos movimentos mais justo das últimas décadas no Maranhão – muitos depoimentos emocionantes de estudantes do interior marcaram a semana). O MPL erra o assunto em todos os cantos do reviver, desde os bares até o evento do governo do Estado. E o movimento se lançava aos lares dos maranhenses pela TV, rádio, jornal impressos e internet. No dia 26 até os representantes da juventude maranhense no evento aderiram a uma passeata, considerada um marco por entre outras coisas abranger vários grupos independentemente das rivalidades políticas. Nem mesmo o governo esperava tamanha mobilização dos jovens durante o evento.
0 comentários:
Postar um comentário
Blog de Notícias de Rosário e Região
Os comentários não representam a opinião deste blog, a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.