Localizada no Município de Rosário, a comunidade de Nambuaçu é grande e se subdivide em dois povoados, Nambuaçu de Cima e Nambuaçu de Baixo, o que essas comunidades têm em comum é o sofrimento com a falta de água. Como não tem abastecimento de água, eles são obrigados a percorrer até grandes distâncias para conseguir a tão desejada água.
Sofrimento - Diz a Biologia que a água é fonte fundamental para a sustentação da vida na terra, mas em alguns lugares de Rosário é algo sofrido de se conseguir, como é caso de Nambuaçu.
Os moradores recorrem aos poços e olhos d'aguas na região, grande parte caminham pela MA - 402 arriscando a vida atrás dessa raridade que para nós ainda é abundante, já outros sem embrenham no mato fechado a procura de águas mais limpas. São pessoas de todas as idades carregando baldes e latas na cabeça, numa cena que "cortar o coração" de quem realmente ama a cidade de Rosário.
Denuncia - O morador Edivan Marques (de camisa azul) que é candidato a vereador pelo PTN acompanhou reportagem ontem (11) e denunciou uma obra de abastecimento de água abandonada em Nambuaçu de Cima, “é uma obra muito mal feita do antigo do Governo de R. J. Saldanha Neto, no local o abastecimento chegou a funcionar por algum tempo, mas devido às muitas irregularidades na sua construção, hoje se encontra em ruínas e sem funcionar. A caixa d’agua está abandonada servindo de criadouro para o mosquito da dengue, enquanto isso os moradores continuam sua peregrinação atrás de água em pleno século XXI”, disse.
No período de seca dar muito trabalho procurar água e muitos caem doente, é enorme desrespeito, é comum todos os dias encontrar moradores com latas e baldes na cabeça, enquanto água encanada ainda é um sonho distante daqui”, disse o irmão Gilvan Marques (de camisa preta).
Obra mal feita do governo anterior com a falta de assistência do atual governo, só podia dar nisso aí:
Outros moradores foram unânimes ao afirmar que querem abastecimento de água e com qualidade. E o atual prefeito Ivaldo Cavalcante ainda quer implantar nas mentes das pessoas que o único problema da cidade são os buracos, mas ele deveria era procur implantar abastecimento de água nas comunidades onde não tem.
A verdadeira festa de Ivaldo pela sua vitória em 2004 aconteceu foi em Barra do Corda.
ResponderExcluirEntre uma roda de Amigos da Barra, ele teria dito:
“Agora essa turma de Rosário vai ter que me engolir!”
A dúvida era quem seria “essa turma”.
Os seus adversários políticos? A população? Ou uma facção de seu grupo já se desentendendo por conta de cargos?
Hoje, e essas imagens não deixam dúvidas, sabemos que ele estava se referindo mesmo era ao povo de Rosário!
Uma tremenda mistura diabólica de maldade, falta de respeito e covardia!
Abraços
Você realiza um trabalho muito importante para a sociedade. Sei que é perigoso mostrar as víceras de um sistema mórbido, porém tem um valor muito grande para as pessoas que são gente como a gente e são relegadas pelo poder público.
ResponderExcluirNilson de Jesus Ericeira Sousa
Editor do Jornal de Itapecuru, poeta, professor, jornalista e psicopedagogo.